Sábado – Pense por si

Acidente de viação provoca 18 mortos em Angola

03 de outubro de 2018 às 12:47
As mais lidas

Pelo menos 18 pessoas morreram e 11 estão gravemente feridas em consequência de uma colisão entre um mini-autocarro e um camião numa estada em Benguela.

Pelo menos 18 pessoas morreram e 11 estão gravemente feridas em consequência de uma colisão, esta quarta-feira, entre um mini-autocarro de 30 lugares e um camião numa estada da província angolana de Benguela.

Segundo fonte policial em Katengue, no município de Caimbambo, citada pela agência noticiosa angolana Angop, o mini-autocarro saíra cerca da meia-noite desta quarta-feira da cidade do Lubango com destino a Luanda, quando, por razões ainda por apurar, embateu num camião de mercadorias estacionado numa das bermas da Estrada Nacional 105, no troço que liga Chongoroi a Katengue.

No entanto, segundo a fonte policial, há indícios, embora ainda por confirmar, de que o excesso de velocidade do miniautocarro, aliado ao aparente estado de embriaguez do condutor, poderão estar na origem do acidente.

Vários feridos foram transportados para o hospital municipal de Caimbambo e outros para o hospital geral de Benguela.

Cinco deles, indicou fonte médica, já tiveram alta, mas há 11 ainda em estado considerado grave.

Em curso está também a remoção dos cadáveres para as morgues das unidades de saúde da região, onde as famílias poderão fazer o reconhecimento.

Uma equipa multi-sectorial do governo de Benguela, chefiada pelo vice-governador para Área Técnica e Infraestruturas, Leopoldo Muhongo, está no local para aferir o que se passou e prestar assistência.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.