Secções
Entrar

Von der Leyen celebra entrada da Croácia na zona euro e no espaço Schengen

Lusa 01 de janeiro de 2023 às 15:57

A presidente da Comissão Europeia e o primeiro-ministro croata tomaram um café na praça central Ban Jelacic, em Zagreb, que o anfitrião pagou em euros, noticia a agência Efe.

A presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula Von der Leyen, celebrou este domingo a entrada da Croácia na zona euro com o primeiro-ministro do país, Andrej Plenkovic, na capital croata.

Twitter @Andrej Plenković

Os dois responsáveis tomaram um café na praça central Ban Jelacic, em Zagreb, que o anfitrião pagou em euros, noticia a agência Efe.

Von der Leyen e Plenkovic foram acompanhados pelo ministro das Finanças da Croácia, Marko Primorac, pelo governador do Banco Nacional Croata, Boris Vujcic, pela comissária europeia para a Democracia, Dubravka Suica, e outros representantes croatas.

A presidente da CE tinha já celebrado a entrada da Croácia no espaço Schengen de livre circulação ao atravessar a fronteira do país com a Eslovénia com a presidente eslovena, Natasa Pirc Musar.

"Hoje é um dia de alegria e orgulho", não apenas para o povo croata, mas "também para todos os cidadãos da Europa", disse von der Leyen ao felicitar a dupla adesão da croácia.

Já Plenkovic recorreu àplataforma social Twitterpara falar num "dia histórico para a Croácia".

"Somos o primeiro país a aderir ao Schengen e à zona euro no mesmo dia. Os automóveis passam hoje a fronteira sem formalidades ou controlo, e com a adoção do euro os nossos cidadãos e a economia estão bem protegidos contra a crise", escreveu.

A Croácia é membro da NATO desde 2009 e da União Europeia desde 2013.

A Croácia entrou hoje no euro, tornando-se no vigésimo país da União Europeia a partilhar a moeda única, e passa a integrar o espaço Schengen de livre circulação.

Também a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, tinha saudado estas adesões.

Na sua mensagem de Ano Novo, a líder do BCE destacou que a Croácia "tem demonstrado um empenho incrível em cada passo do caminho para se juntar à família do Euro" e acrescentou que ter o país a juntar-se é "uma verdadeira alegria".

A Croácia abandonou assim a sua moeda nacional, a kuna, tendo a taxa de conversão sido fixada em 7,5345 kunas por cada euro.

Segundo o BCE, até final de 2023, todos os bens e serviços têm de ser indicados em kunas e em euros. Já durante duas semanas após a introdução do euro, tanto kunas como euros (moedas e notas) têm de ser aceites como meio de pagamento.

Em 2022, a moeda única celebrou os 20 anos de circulação física. Desde 1999 o euro já circulava como divisa nos mercados financeiros, mas só em 01 de janeiro de 2002 chegou aos bolsos dos consumidores.

A adesão ao euro implica que o Estado-membro da União Europeia (UE) tem de cumprir compromissos económicos e financeiros, caso de inflação baixa e finanças públicas sólidas.

A Croácia tem quatro milhões de habitantes e um importante setor turístico. Em 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) 'per capita' (por habitante) ficou 30% abaixo da média da UE (em 2021, o de Portugal foi 26% abaixo da média comunitária).

Apesar dos benefícios que economistas anteveem na adesão ao euro, desde logo porque a maioria do comércio externo é com países da zona euro, os habitantes temem que a adoção do euro aumente ainda mais o preço dos produtos e serviços. Em novembro, a taxa de inflação da Croácia foi de 13,5%.

A Croácia viveu em guerra entre 1991 e 1995 no seguimento da declaração da independência face à Jugoslávia. O país pediu adesão à UE em 2003 e aderiu em 01 de julho de 2013.

O país passa também a partir de hoje a integrar o espaço Schengen de livre circulação na União Europeia, que permite a 420 milhões de pessoas viajarem livremente entre os países membros sem passar por controlos fronteiriços, sendo este o oitavo alargamento e o primeiro ao fim de 11 anos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela