Secções
Entrar

Van der Bellen feliz com vitória de uma "Áustria pró-europeia"

04 de dezembro de 2016 às 20:17

O ecologista liberal Alexander Van der Bellen congratulou-se hoje com a sua vitória face ao candidato de extrema-direita Norbert Hofer nas presidenciais austríaca

O ecologista liberal Alexander Van der Bellen congratulou-se hoje com a sua vitória face ao candidato de extrema-direita Norbert Hofer nas presidenciais austríacas, considerando-a a vitória de uma "Áustria pró-europeia" cinco meses após a votação do Brexit.

"Desde o início, sempre lutei e defendi uma Áustria pró-europeia", disse Van der Bellen na televisão pública, adiantando defender igualmente os "valores da igualdade, da liberdade, da solidariedade".

Van der Bellen, 72 anos, é creditado com 53,6% dos votos contra 46,4% do seu adversário, de 45 anos, segundo as projecções que incluem os votos por correspondência que só serão contados na segunda-feira.

Hofer e o seu Partido da Liberdade (FPÖ) já reconheceram a derrota.

Ex-reitor da Faculdade de Economia de Viena e antigo dirigente dos Verdes, Van der Bellen cultivou um perfil unificador para servir de barreira à extrema-direita. Europeísta convicto, pragmático e liberal, teria de fazer uma campanha dirigida ao centro para unir.

O posicionamento já lhe tinha permitido vencer a segunda volta em maio, embora por uma curta margem, apesar de estar bastante distanciado do candidato de extrema-direita na primeira volta.

O escrutínio de Maio foi invalidado e o septuagenário voltou a ter de partir em campanha.

Alexander Van der Bellen começou na política nos anos 80, primeiro ao lado dos sociais-democratas, e durante a sua passagem pelos Verdes o partido tornou-se a quarta força do país, atrás do FPÖ. Nos últimos anos tinha-se retirado.

Descreve-se a si mesmo como um "filho de refugiados", descendente de um aristocrata russo e de uma mãe estoniana que fugiram do estalinismo. Nasceu em Viena e, quando o Exército Vermelho entrou na capital austríaca em 1945, a sua família encontrou refúgio no verde Tirol, na fronteira da Áustria e da Itália.

Apesar da sua aparência austera, tem muitos jovens "fãs" que organizaram grandes "raves" para o apoiar.

Van der Bellen será o segundo mais velho presidente da Áustria no momento da sua eleição e a sua idade, juntamente com o seu hábito de fumar, tem levantado questões sobre a sua saúde.

Em Agosto divulgou relatórios médicos provando ter "óptimos pulmões", mas insistiu não ter intenções de deixar de fumar, questionando: "porque é que me deveria torturar na minha idade?".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela