Secções
Entrar

Turquia suspende direitos humanos

21 de julho de 2016 às 13:34

O último balanço do governo turco aponta para 308 mortos entre revoltosos, civis e forças leais a Erdogan e mais de 1.400 feridos. Segundo o Presidente, quase 11 mil pessoas foram detidas no âmbito do inquérito à tentativa de golpe de Estado

O último balanço do governo turco aponta para 308 mortos entre revoltosos, civis e forças leais a Erdogan e mais de 1.400 feridos.

Segundo o Presidente, quase 11 mil pessoas foram detidas no âmbito do inquérito à tentativa de golpe de Estado.

O país foi alvo de uma tentativa de golpe de Estado na sexta-feira à noite, mas o Presidente, Recep Erdogan, e Governo recuperaram o controlo do país no sábado.

O estado de emergência é necessário para "erradicar rapidamente todos os elementos da organização terrorista envolvidos na tentativa de golpe de Estado", afirmou. A Turquia acusa o grupo do clérigo Fethullah Gulen de estar envolvido no golpe.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou esta quarta-feira a instauração do estado de emergência na Turquia por três meses.

O objectivo é apanhar todas as pessoas envolvidas na tentativa falhada de golpe de Estado na sexta-feira. "O nosso conselho de ministros decidiu instaurar o estado de emergência por um período de três meses", anunciou, em conferência de imprensa, o chefe de Estado.

A Turquia também anunciou a suspensão temporária das obrigações que emanam da Convenção Europeia dos Direitos Humanos, em linha com a declaração do estado de emergência. Porém, Numan Kurtulmus, o vice-primeiro-ministro, garantiu que os direitos e liberdades fundamentais não serão afectados.

"A França também proclamou um estado de emergência. E suspenderam a Convenção Europeia dos Direitos Humanos em linha com o artigo 15", afirmou o também porta-voz do governo turco.

O artigo 15 estipula: "Em caso de guerra ou de outro perigo público que ameace a vida da nação, qualquer Alta Parte Contratante pode tomar providências que derroguem as obrigações previstas na presente Convenção, na estrita medida em que o exigir a situação, e em que tais providências não estejam em contradição com as outras obrigações decorrentes do direito internacional."

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela