Secções
Entrar

Trump: Se México não paga muro, Nieto deve cancelar viagem

26 de janeiro de 2017 às 15:08

"Se o México não estiver disposto a pagar pelo tão necessário muro, então será melhor cancelar a reunião programada", escreveu esta quinta-feira na sua conta na rede social Twitter o presidente dos EUA

O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou cancelar o encontro com o seu homólogo do México, Enrique Peña Nieto, caso o país vizinho se recuse a pagar o muro que pretende construir na fronteira comum.

"Se o México não estiver disposto a pagar pelo tão necessário muro, então será melhor cancelar a reunião programada", escreveu esta quinta-feira na sua conta na rede social Twitter numa referência ao encontro previsto para o início da próxima semana em Washington entre os dois presidentes.




"Os EUA têm um défice comercial com o México de 60 mil milhões de dólares. Desde o início a NAFTA foi um acordo apenas para um lado, com despedimentos em massa e perdas para as empresas", disse no ultimato dirigido a Peña Nieto, numa nova denúncia do Tratado de Livre Comércio da América do Norte.

Donald Trump assinou na quarta-feira a ordem para a construção de um muro na fronteira entre os EUA e o México, garantindo que vai iniciar-se em "em meses", que o planeamento do projecto será feito "de imediato" e insistindo ainda que "em última instância" o custo será "reembolsado pelo México". O presidente dos EUA  confirmou, em entrevista ao canal ABC, que o governo federal irá adiantar o dinheiro necessário para iniciar a construção do muro, valor que vai ser posteriormente reembolsado pelos "vizinhos" mexicanos.

A proposta de Trump de erguer um muro ao longo da fronteira com o México, que tem uma extensão total de cerca de 3 mil quilómetros, para travar a entrada de imigrantes ilegais no território norte-americano, foi uma das mais polémicas que fez durante a sua campanha para as eleições presidenciais de Novembro.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, lamentou e reprovou a decisão, reiterando que não o vai pagar. "Lamento e reprovo a decisão dos Estados Unidos de continuar a construção de um muro que há anos nos divide em vez de nos unir. O México não acredita em muros", afirmou numa mensagem transmitida na quarta-feira pela televisão.

O presidente mexicano não indicou, porém, se pretende cancelar o encontro com o seu homólogo norte-americano, previsto para 31 de Janeiro, afirmando que irá esperar pelo regresso de Washington de uma delegação de alto nível antes de tomar uma decisão sobre os próximos passos a tomar.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela