Secções
Entrar

Trump quer fazer selecção extrema de imigrantes

16 de agosto de 2016 às 08:55

O candidato republicano às eleições presidenciais dos Estados Unidos revelou a sua estratégia num discurso em Youngstown, Ohio

Uma "selecção extrema" de imigrantes é o plano anti-terrorismo que Donald Trump revelou querer pôr em prática esta segunda-feira, com o objectivo de proteger o seus país e suspender a imigração de alguns países. "Só devíamos admitir neste país os que partilham os nossos valores e respeito pelas pessoas", disse o candidato republicano às eleições presidenciais dos Estados Unidos, num discurso em Youngstown, Ohio. 

Traçando várias comparações com o período da Guerra Fria, Trump prometeu trabalhar com a NATO e com os aliados dos Estados Unidos no Médio Oriente e insistiu na necessidade de uma "nova abordagem". "Durante a Guerra Fria, tínhamos um teste ideológico. É tempo de desenvolver um novo teste para as ameaças que enfrentamos actualmente. Eu chamo-lhe selecção extrema", afirmou. 

"A nossa actual estratégia de construção de nações e mudança de regime é um absoluto falhanço provado. Criámos um vazio que permite ao terrorismo crescer e perseverar", acrescentou Donald Trump.

"A minha administração continuará as operações militares conjuntas e de coligação para destruir o Estado Islâmico", afirmou o magnata, ao invocar igualmente uma "cooperação internacional para cortar o financiamento" do grupo radical.

Trump disse que queria suspender a imigração de "algumas das mais perigosas e voláteis regiões do mundo, que têm um historial de exportação do terrorismo".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela