Secções
Entrar

TAP: Comissão Europeia cede 18 slots no aeroporto de Lisboa à EasyJet

16 de junho de 2022 às 13:27

EasyJet congratulou decisão e diz que com a medida será companhia n.º 2 no aeroporto de Lisboa, o que vai permitir "começar a explorar novas rotas a partir de 30 de outubro de 2022".

A Comissão Europeia atribuiu esta quinta-feira os 18slots diários da TAP no aeroporto de Lisboa, após imposição para aprovar o plano de reestruturação, à companhia aérea EasyJet, que ficou em primeiro lugar ultrapassando a concorrente a concurso, Ryanair.

"A Comissão Europeia classificou a EasyJet em primeiro lugar entre as transportadoras aéreas que se candidataram à atribuição da carteira com um máximo de 18 faixas horárias diárias [para descolagem e aterragem -slots] no aeroporto de Lisboa", anuncia o executivo comunitário em comunicado.

A instituição acrescenta que "as faixas horárias serão disponibilizadas pela TAP Air Portugal para atenuar eventuais distorções indevidas da concorrência criadas pelo auxílio à reestruturação que lhe foi concedido por Portugal, após autorização da Comissão em dezembro de 2021", permitindo assim à EasyJet "começar a explorar novas rotas a partir de 30 de outubro de 2022".

A outra companhia aérea que concorreu aosslotsda TAP foi a tambémlow costRyanair, que na segunda-feira disse à agênciaLusaser a candidata "mais fiável" face à EasyJet.

Entendimento diferente teve Bruxelas, que na nota à imprensa adianta que "analisou em pormenor as propostas recebidas em função dos critérios de elegibilidade, avaliação e classificação", tendo em conta a "capacidade de lugares que as transportadoras poderiam oferecer utilizando as faixas horárias disponibilizadas pela TAP Air Portugal", optando assim por dar o primeiro lugar à EasyJet.

"A EasyJet tem agora prioridade para celebrar com a TAP Air Portugal o acordo de transferência de faixas horárias que lhe permitirá expandir as operações no aeroporto de Lisboa e oferecer novos voos a partir de 30 de outubro de 2022", adianta a Comissão Europeia.

Em causa está o aval dado pela Comissão Europeia, em 21 de dezembro passado, ao plano de reestruturação da TAP e à ajuda estatal de 2.550 milhões de euros para permitir que o grupo regressasse à viabilidade, impondo para isso compromissos de forma a não prejudicar a concorrência europeia.

Entre os remédios impostos por Bruxelas para aprovar o plano de reestruturação está, precisamente, a obrigação de a companhia aérea disponibilizar até 18slotspor dia no aeroporto de Lisboa.

Citada pela nota divulgada, a vice-presidente executiva da Comissão Europeia com a pasta da Concorrência, Margrethe Vestager, adianta que, "na sequência de um concurso público, serão atribuídas à EasyJet 18 das faixas horárias diárias de descolagem e aterragem atualmente detidas pela TAP no aeroporto de Lisboa".

"Esta situação incentivará a concorrência no setor europeu da aviação, uma vez que permitirá à EasyJet expandir as suas atividades neste aeroporto congestionado, contribuindo assim para preços justos e para que os consumidores europeus disponham de uma escolha mais alargada", elenca Margrethe Vestager.

Ao mesmo tempo, a atribuição "contribui também para assegurar que o apoio financeiro concedido à TAP por Portugal para permitir o regresso à viabilidade da transportadora não tenha efeitos negativos indevidos no mercado único", conclui a responsável pela tutela europeia.

Organizado por uma consultora externa, o concurso para aceder aos 18slotsdiários de que a TAP terá de prescindir no aeroporto de Lisboa, após imposição da Comissão Europeia para dar aval ao plano de reestruturação, arrancou no final de fevereiro e estava prevista uma decisão para este mês de junho.

Nos detalhes do concurso, consultados pelaLusa, lia-se que, após a decisão sobre a avaliação das propostas, por volta de 25 de julho seria assinado o acordo de transferência de faixas horárias, para o arranque da operação em 30 de outubro próximo.

A EasyJet é uma companhia aérea europeia de baixo custo com 308 aeronaves para explorar 927 rotas em 34 países e 153 aeroportos. A companhia serve a partir dos três principais aeroportos de Portugal continental (Faro, Lisboa e Porto) e a partir do aeroporto da Madeira (Funchal) várias cidades europeias com voos diários e semanais.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela