Secções
Entrar

Síria: ONU preparada para retomar comboios humanitários

21 de setembro de 2016 às 19:53

A ONU vai retomar os seus comboios de ajuda humanitária em direcção a zonas cercadas na Síria, depois do ataque de segunda-feira, que matou 12 trabalhadores humanitários

A ONU anunciou hoje estar preparada para retomar os seus comboios humanitários em direcção a zonas cercadas na Síria, suspensos na terça-feira após um ataque, na segunda-feira, contra uma coluna de camiões perto de Aleppo.

"A preparação destes comboios foi agora retomada e estamos preparados para enviar ajuda às zonas cercadas e de difícil acesso o mais cedo possível", indicou em comunicado o gabinete dos Assuntos humanitários da ONU.

Este anúncio surge após a reunião de hoje do Conselho de Segurança da ONU onde foi de novo abordada a situação na Síria.

"As Nações Unidas continuam a apelar para um acesso seguro, sem condições, sem entraves e contínuo" para fornecer assistência aos sírios "onde quer que estejam", indica ainda o comunicado.

O texto também indica que desde terça-feira a ONU apenas suspendeu os seus comboios de camiões para as zonas cercadas e de difícil acesso. Em outras regiões do país "as operações humanitárias prosseguiram sem interrupção nos últimos dias para ajudar as pessoas com necessidades, incluindo em Damasco", e o lançamento de ajuda aérea aos habitantes de Deir Ezzor (leste), cercados pelo grupo jihadista Estado Islâmico.

A suspensão dos comboios humanitários da ONU em direcção às zonas cercadas e de difícil acesso foi assim de curta duração, de acordo com as informações deste gabinete.

O ataque, que ocorreu ao início da noite de segunda-feira, atingiu uma coluna de camiões com ajuda humanitária da ONU e do Crescente Vermelho sírio, que deveriam ser distribuídos por 78.000 pessoas em Orum al-Koubra, oeste da província de Aleppo.

Cerca de 20 civis, e o director da secção local do Crescente Vermelho sírio, Omar Barakat, foram mortos quando descarregavam os camiões. 18 dos 31 veículos foram destruídos.

Ainda não existe qualquer certeza sobre a origem do ataque, e segundo a ONU todas as partes no conflito foram informadas deste comboio humanitário.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela