Secções
Entrar

Seul admite possibilidade de confrontos com Coreia do Norte

17 de maio de 2017 às 10:10

O novo presidente sul coreano admitiu que a realidade é de que existe uma alta possibilidade de confrontos militares entre as duas Coreias

O novo presidente sul coreano Moon Jae-In admitiu esta quarta-feira a possibilidade de confrontos militares fronteiriços com a Coreia do Norte devido às tensões provocadas pelo programa nuclear de Pyongyang.

"Vivemos uma realidade em que existe uma elevada possibilidade de confrontos militares", disse o chefe de Estado referindo-se à fronteira marítima, disputada entre Pyongyang e Seul e à fronteira terrestre entre os dois países, altamente militarizada.

Moon Jae-In falou da possibilidade de confrontos com a Coreia do Norte após uma visita ao Ministério da Defesa sul coreano.

Esta quarta-feira, a Coreia do Norte rejeitou a nova condenação feita pela ONU ao teste de mísseis de médio alcance, em especial o míssil lançado no domingo passado. O governo de Pyongyang lembrou que os Estados Unidos também testaram projécteis intercontinentais sem serem alvo de crítica.

"O lançamento (...) doHwasong 12 é de grande e especial importância para assegurar a paz e a estabilidade na península coreana e na região" garantiu um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros norte-coreano, citado pela agência estatal norte-coreana KCNA.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela