Secções
Entrar

Secretário da Defesa dos EUA usou email pessoal para assuntos oficiais

17 de dezembro de 2015 às 10:24

A mesma acusação foi feita à pré-candidata presidencial Hillary Clinton. Utilização indevida ocorreu nos primeiros meses do mandato

O secretário da Defesa dos EUA, Ashton Carter, utilizou a sua conta pessoal de correio electrónico para assuntos oficiais, algo de que é acusada a ex-secretária de Estado e pré-candidata presidencial Hillary Clinton, segundo oNew York Times.

De acordo com o jornal nova-iorquino, que cita fontes da Casa Branca e do Departamento de Defesa, Carter utilizou o seu email particular durante os seus primeiros meses à frente do Pentágono, no início deste ano.

Segundo a informação publicada, o secretário da Defesa dos EUA continuou a utilizar a sua conta pessoal até ter vindo a público a polémica sobre o correio electrónico privado de Hillary Clinton, relativamente ao período do primeiro mandato de Barack Obama (2009-2013).

Foi o chefe de gabinete da Casa Branca, Denis McDonough, que, o dar-se conta em Maio de que Carter usava o seu email pessoal, perguntou ao Pentágono quais eram os motivos, o que fez com que o secretário da Defesa abandonasse essa prática e passasse a usar a conta oficial.

Este ano, Hillary Clinton viu-se envolvida em polémica, quando se preparava para lançar a sua candidatura às primárias democratas, ao ser revelado que ela tinha utilizado a sua conta pessoal deemail para assuntos de interesse nacional quando era secretária de Estado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela