Secções
Entrar

Sam Bankman-Fried acusado de subornar funcionários chineses

Lusa 28 de março de 2023 às 17:38

Segundo as autoridades dos EUA, Bankman-Fried transferiu os fundos em 2021 para obter das autoridades chinesas o acesso a mil milhões de dólares de criptomoedas que estavam em contas da Alameda, a empresa de investimentos que dirigia.

O fundador da plataforma de criptomoedas FTX, Sam Bankman-Fried, pagou 40 milhões de dólares (37 milhões de euros) a funcionários chineses para recuperar o acesso a ativos congelados por Pequim, afirmam as autoridades chinesas num documento divulgado esta terça-feira.

Reuters

Com base nestas informações, os serviços do procurador federal de Manhattan, Damian Williams, acrescentaram a acusação de corrupção às outras que visam o antigo líder da plataforma FTX. O julgamento de Sam Bankman-Fried deverá começar no outono.

Segundo o documento, Bankman-Fried transferiu os fundos em 2021 para obter das autoridades chinesas o acesso a mil milhões de dólares de criptomoedas que estavam em contas da Alameda, a empresa de investimentos que dirigia.

As autoridades norte-americanas não referem se a iniciativa foi bem-sucedida.

A FTX, a segunda mais importante plataforma de criptomoedas, colapsou em novembro, após uma crise de confiança e levantamentos em massa feitos pelos clientes.

Bankman-Fried e outros dirigentes são acusados de ter utilizado as contas dos clientes, sem o conhecimento destes, para alimentar operações especulativas da Alameda.

Extraditado das Baamas para os Estados Unidos em dezembro, Bankman-Fried corre o risco de ser condenado a anos de prisão. O julgamento deve começar em outubro em Nova Iorque.

As acusações envolvem também dois outros antigos dirigentes da FTX e Alameda, Gary Wang e Caroline Ellison, que se deram como culpados de algumas e aceitaram colaborar com as autoridades norte-americanas, ao contrário de Bankman-Fried, que contesta as que o visam.

Sam Bankman-Fried também é acusado de ter investido, sem autorização, fundos de clientes da FTX em bens imobiliários nas Baamas.

O procurador federal de Manhattan acusa-o igualmente de ter efetuado donativos a figuras políticas democratas, incluindo Joe Biden, durante a campanha presidencial.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela