Secções
Entrar

Rússia garante fornecimento de gás à Sérvia

29 de maio de 2022 às 13:35

Em Belgrado, Aleksandar Vucic, presidente da Sérvia, disse que na conversa com Putin acordou um preço de gás extremamente favorável para o país.

O Presidente russo, Vladimir Putin, assegurou este domingo ao seu homólogo sérvio, Aleksandar Vucic, numa conversa telefónica, que a Rússia continuará a fornecer gás à Sérvia ininterruptamente. O atual acordo gás entre a Rússia e a Sérvia expira em 31 de maio.

"Foi acordado, em particular, que a Rússia continuará a fornecer gás natural à Sérvia sem interrupções", disse o Kremlin citado pela agência russaTASS.

Em Belgrado, Vucic disse que na conversa com Putin acordou um preço de gás extremamente favorável para a Sérvia, segundo a imprensa local. "Acordámos em assinar um contrato de três anos, que é o primeiro elemento do contrato, e penso que se adequa muito bem ao lado sérvio", disse Vucic, citado pelo jornalDanas.

Vucic disse que imediatamente após a conversa com Putin, enviou uma carta ao diretor da Gazprom, Alexei Miller, para que as duas partes possam discutir na segunda ou na terça-feira os detalhes do novo contrato. O líder sérvio avançou ainda que o acordo com Putin permitirá que o país tenha um "inverno seguro" quanto ao fornecimento de gás.

Na conversa telefónica, Putin e Vucic trocaram pontos de vista sobre uma série de questões internacionais, como a situação na Ucrânia e os desenvolvimentos no Kosovo, ainda segundo o Kremlin.

O país dos Balcãs, um aliado histórico da Rússia que não aderiu às sanções ocidentais contra Moscovo, depende quase inteiramente do gás russo, que recebe em parte a um preço privilegiado. Vucic tinha dito, há uma semana, que iria falar com Putin sobre o novo acordo de fornecimento de gás e que a Sérvia iria tentar evitar alinhar-se com as sanções ocidentais contra a Rússia enquanto pudesse.

"O nosso dever é lutar pelo nosso país, mantermo-nos fiéis às decisões escritas pelo Conselho de Segurança Nacional, tanto quanto pudermos e enquanto pudermos", justificou Vucic em 22 de maio.

Na sequência da guerra na Ucrânia, que iniciou em 24 de fevereiro, a Rússia foi alvo de sanções ocidentais e, em retaliação, cortou o fornecimento de gás e eletricidade a países como a Polónia e a Lituânia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela