Secções
Entrar

PSP, GNR e SEF com oficiais de direitos humanos desde abril

23 de dezembro de 2021 às 08:14

Os oficiais de direitos humanos estão em funções desde abril e têm estado a trabalhar com a IGAI na monitorização do plano de prevenção de discriminação nas polícias.

Os oficiais de direitos humanos da PSP, GNR e SEF estão em funções desde abril e têm estado a trabalhar com a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) na monitorização do plano de prevenção de discriminação nas polícias.

Numa entrevista conjunta à agência Lusa para fazer um ponto de situação da execução do Plano de Prevenção de Manifestações de Discriminação nas Forças e Serviços de Segurança, aprovado em março, a inspetora-geral da administração interna, Anabela Cabral Ferreira, e o subinspetor-geral, José Vilalonga, avançaram que os três oficiais de direitos humanos já estão nomeados desde abril e "é com eles que a IGAI tem trabalhado para a execução do plano".

Os oficiais de direitos humanos na PSP, GNR e SEF têm como função acompanhar e monitorizar em cada uma destas polícias o plano e fazer a articulação com a IGAI e foram nomeados pelas respetivas hierarquias.

"São um interlocutor que internamente vão acompanhando as questões, identificando os problemas, colhendo e monitorizando queixas que depois são debatidas neste fórum criado no âmbito do plano", disse José Vilalonga, precisando que a IGAI tem estado a trabalhar com os oficiais de direitos humanos durante este ano "intensivamente com várias reuniões para concretizar o plano" e para levarem as medidas para dentro de cada instituição.

O subinspetor-geral, que é o interlocutor da IGAI com as forças e serviços de segurança para a execução do plano, afirmou ainda que estes oficiais "têm uma competência interna e externa de serem interlocutores entre forças de segurança e com a IGAI nestas matérias dos direitos humanos e discriminação".

O comissário Hugo Guinote é o oficial de direitos humanos na PSP, a inspetora Mónica Girão está no SEF e o tenente-coronel Paulo Poiares ocupa esse cargo na GNR.

O plano, que define áreas de intervenção, objetivos e medidas específicas relacionadas com o recrutamento, formação e atuação dos elementos das forças de segurança, foi elaborado pela IGAI e contou com a participação da Guarda Nacional Republicana (GNR), da Polícia de Segurança Pública (PSP) e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela