Secções
Entrar

PSOE pede a Rajoy que "pare campanha de medo" quanto a governo de esquerda

12 de fevereiro de 2016 às 18:50

O secretário-geral socialista, Pedro Sánchez, apelou ao presidente do Governo e do Partido Popular, Mariano Rajoy, para que "acabe com a campanha do medo" que tenta passar a ideia de que um governo de esquerda causa mais problemas ao país

O secretário-geral do Partido Socialista Obrero Español (PSOE), Pedro Sánchez, apelou ao Partido Popular (PP) e ao seu presidente, Mariano Rajoy, para que "acabe com a campanha do medo" que tenta passar a ideia de que um governo de esquerda causa mais problemas a Espanha.

"Gostaria que acabasse a campanha do medo, que não se passe a ideia de que se o PP sair do Governo começam os problemas. No PSOE pensamos que os problemas se devem precisamente à presença do PP no executivo", disse Sánchez à saída de uma primeira reunião com Rajoy para discutir soluções de governo em Espanha.

Ao sair da mesma reunião, o presidente do Governo espanhol e do PP, Mariano Rajoy, havia afirmado estar "preocupado" com a subida dos juros da dívida portuguesa, deixando implícito que tal se deve às políticas do Governo, com apoio da esquerda em Portugal.

"Vejo com preocupação a subida dos juros da dívida no país vizinho", disse Rajoy, acenando com o "fantasma" de um governo PSOE-Podemos-Izquierda Unida, à semelhança do que existe em Portugal, em que o PS conta com o apoio parlamentar dos partidos de esquerda.

O líder do PSOE (que obteve 90 deputados) quer acertar em Espanha uma solução de governo de esquerda semelhante à de Portugal. No entanto, Rajoy considera que o PP (123 deputados) tem de liderar qualquer solução governativa.

Os socialistas tentam um acordo com o Ciudadanos (centro-direita, 40 deputados) e tem uma proposta de governo de coligação de esquerda feita pelo Podemos (69 deputados).

Sánchez, que classificou a reunião de apenas 25 minutos como "muito útil", reiterou que está de acordo com o PP quanto a questões fundamentais do Estado espanhol: as posições europeias, a unidade do país, o pacto anti-terrorismo e a reforma da constituição.

No entanto, sublinhou que o PSOE defende que se deve pedir a Bruxelas que aceite "um ritmo diferente para a redução do défice público espanhol", uma posição que se aproxima à do Podemos, que também pede uma reestruturação da dívida espanhola.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela