Secções
Entrar

PSD contra planos de Estabilidade e Reformas

22 de abril de 2016 às 16:13

Partido não segue estratégia do CDS-PP e defende que não devem ser votados no Parlamento

O deputado do PSD Leitão Amaro declarou hoje que os sociais-democratas serão sempre contra o Programa de Estabilidade (PE) e o Plano Nacional de Reformas do Governo socialista, apesar de discordarem da necessidade de serem votados no parlamento.

"Da parte do PSD, não existem dúvidas de que a maioria de esquerda, de Governo - PS, BE, PCP e "Verdes" -, apoia este caminho errado. Portanto, não víamos necessidade e utilidade em submeter o PE a votação", começou por esclarecer o vice-presidente da bancada do PSD.

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, confirmara pouco antes que o partido irá apresentar no parlamento um projecto de resolução sobre os referidos documentos do executivo liderado por António Costa, desconhecendo-se se o texto apela ao apoio ou ao voto contra aquelas propostas governamentais.

"Evidentemente, todos os partidos são livres, tal como o Governo, a sujeitar o PE a votações e, havendo algum que o faça, o PSD não deixará de votar num sentido que demonstre a sua discordância profunda com o exercício e a forma irrealista e não credível de governar e a falta de ambição e vontade reformista e de capacidade para resolver os problemas estruturais do país", continuou.

Leitão Amaro sublinhou que, perante "qualquer projecto de resolução que teste o apoio ou a rejeição deste PE, o PSD, não achando necessário, votará mostrando essa rejeição".

Para o deputado do PSD, o Governo do PS "abdica de qualquer verdadeira reforma e condena o país a não crescer verdadeiramente", numa "estratégia que é errada e não dá mais oportunidades aos portugueses", citando as críticas do mais recente parecer do Conselho das Finanças Públicas.

Desejando que o executivo socialista "pudesse emendar a mão" e "adoptar uma estratégia orçamental que evitasse riscos sem ser assente num optimismo irrealista", Leitão Amaro lamentou ver "emprego, exportações, investimento, actividade económica e PIB a abrandar e a arrefecer".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela