Secções
Entrar

PS espera continuar "boas relações" com o Livre

19 de janeiro de 2020 às 16:41

Duarte Cordeiro adiantou que é objetivo do PS e do Governo "continuar a ter, obviamente, boas relações com o Livre" e considerou que "é esse o espírito que resultou deste congresso".

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, representou hoje o PS no encerramento do IX Congresso do Livre e afirmou que o objetivo do Governo e dos socialistas é manter as "boas relações" com o partido.

Falando aos jornalistas no final do congresso, que decorreu no sábado e hoje, em Lisboa, o também presidente da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS salientou que "o Livre é um partido com quem o Partido Socialista tem boas relações".

"Temos tido entendimentos políticos, como tivemos, por exemplo, em Lisboa, ou mesmo conversações e procura de entendimentos a nível nacional, como recentemente o fizemos quando reunimos com o Livre antes da formação de Governo, na altura da apresentação do Programa de Governo, e agora em sede de Orçamento do Estado", elencou.

Duarte Cordeiro adiantou que é objetivo do PS e do Governo "continuar a ter, obviamente, boas relações com o Livre" e considerou que "é esse o espírito que resultou deste congresso".

"E assim será do lado do Governo, do lado do Partido Socialista, do nosso lado a mesma recetividade para continuar a contar com o Livre para poder ter conversações e até entendimentos políticos aos vários níveis", salientou.

O secretário de Estado observou que as boas relações com o Livre também se estendem à deputada do partido, Joacine Katar Moreira, com quem o Governo tem tido "reuniões e relações de trabalho muito boas".

"Assim esperamos continuar", salientou.

Em cima da mesa neste congresso estava a resolução da Assembleia do Livre -- órgão máximo entre congressos -- que propunha que fosse retirada a confiança política à deputada Joacine Katar Moreira, eleita em outubro.

O congresso decidiu, porém, remeter a decisão para a Assembleia do Livre eleita hoje.

Duarte Cordeiro recusou "comentar a vida interna dos outros partidos".

Questionado sobre o facto de um membro da nova direção hoje eleita, Carlos Teixeira, ter defendido que o Orçamento do Estado mereceria um voto contra devido às políticas ambientais, o dirigente socialista salientou que quando o executivo construiu o Programa de Governo deu "alguns sinais políticos de quem ouviu muito bem algumas das reivindicações que existiam da parte dos partidos ecologistas".

Por isso, o Governo liderado pelo socialista António Costa decidiu antecipar o encerramento das centrais a carvão do Pego e Sines, exemplificou, falando em "passos muito concretos relativamente a essas aproximações".

"O Partido Socialista tem tido muita atenção, cuidado e procura de aproximação para convergir e procurar continuar a construir estes entendimentos", acrescentou.

No encerramento do IX Congresso do Livre estiveram presentes Duarte Cordeiro e o presidente da concelhia de Lisboa, Sérgio Cintra, do PS; o eurodeputado José Gusmão e o deputado municipal Ricardo Moreira, do BE; pelo PEV os dirigentes Joaquim Correia e Sobreda Antunes; José Neto do PCP e um membro do movimento Cidadãos por Lisboa.

Além da Assembleia, no congresso que hoje terminou foram também eleitos o Grupo de Contacto (direção), composto por 15 membros, e o Conselho de Jurisdição, ambos por ampla maioria.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela