Secções
Entrar

Projecto vai monitorizar chegada de aves marinhas aos Açores

10 de fevereiro de 2018 às 10:43

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves quer colocar o maior número possível de pessoas a monitorizar a chegada das primeiras aves marinhas migratórias aos Açores.

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) quer colocar o maior número possível de pessoas a monitorizar a chegada das primeiras aves marinhas migratórias aos Açores para quantificar aquelas populações e divulgar o seu potencial.

"O grande objectivo deste projecto é monitorizar em tempo real a chegada das primeiras aves marinhas migratórias aos Açores. São muitas as espécies que nidificam no arquipélago", disse Ruben Coelho, técnico de conservação da SPEA, nos Açores, em declarações à agência Lusa.

O projecto "chegadas aos Açores" vai desenrolar-se em períodos em concreto, consoante a chegada das aves marinhas.

"A observação divide-se em três grandes grupos, o primeiro de Fevereiro a Abril, quando as primeiras aves marinhas chegarem, nomeadamente os Cagarros, o Garajau Comum e o Garajau Rosado", explicou Ruben Coelho, acrescentando que de Abril a Maio começam a chegar os primeiros Painho de Monteiro (a menor ave marinha dos Açores), o Estapagado e as Almas Negras.

O terceiro período, e ultimo, será o do Painho-da-Madeira e o Frulho, de Setembro a Novembro.

O responsável da SPEA explicou que em anos anteriores esta observação era feita para o Cagarro, Garajau Comum e Garajau Rosado, mas com esta abrangência de mais espécies "é a primeira vez".

"E como são aves marinhas é muito mais provável serem observadas junto ao mar, em zonas costeiras. Haverá um período que serão avistadas muitas destas espécies", sublinhou, acrescentando que os populares podem enviar as observações para o 'facebook' da SPEA - Centro Ambiental do Priolo, para o email acores@spea.pt ou colocar directamente na plataforma 'Portugal Aves eBird'.

"Mas, este projecto também tem outros objectivos que é promover a observação de aves na região e divulgar as aves migratórias que nidificam cá e inserir isto numa plataforma e daí retirarmos dados importantes como a abundância, a época de ocorrência e a distribuição da espécie", realçou.

Para a SPEA, este é igualmente um projecto de "extrema importância para ajudar a monitorizar em tempo real a chegada das primeiras aves marinhas migratórias", promovendo o importante papel destas espécies.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela