
Alterações à lei dos solos aprovadas. O que muda?
Diploma já está em vigor, mas PSD aceitou fazer alterações ao mesmo. Especialistas dividem-se sobre riscos associados à lei.
Diploma já está em vigor, mas PSD aceitou fazer alterações ao mesmo. Especialistas dividem-se sobre riscos associados à lei.
Várias associações alertaram para os efeitos prejudiciais na Natureza da lei e mesmo associações que tinham sido ouvidas reforçam que o diploma deve ser revisitado.
Estudo alerta que os números podem ser só "a ponta do iceberg", porque muitos países costeiros não têm estimativas.
As alterações do clima estão a provocar fenómenos meteorológicos extremos mais frequentes, com a Europa no caminho de aumentos de temperatura duas vezes superiores aos de outros continentes, alertam.
As aves tropicais descendem de exemplares que fugiram de cafés e casas particulares nos anos 70. Os animais adaptaram-se bem ao clima e às cidades. Já são 2.500 só na capital.
Em causa está um projeto turístico a ser construído sobre as dunas pertencentes à reserva botânica de Troia e da Reserva Natural do Estuário do Sado.
Organização internacional "ClientEarth" espera que as autoridades portuguesas cumpram o seu dever legal de proteger o estuário do Tejo.
Com as alterações climáticas surgem novas espécies de peixes nas águas nacionais, as aves mudam comportamentos e "há um movimento para norte".
Partidos propõem a proibição do fabrico e venda de armadilhas, substâncias adesivas e redes para caçar aves selvagens. Discussão segue na especialidade.
Num comunicado conjunto, a Associação Natureza Portugal, em a par da WWF, da Liga para a Proteção da Natureza, da Quercus e da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves apelam ao ministro do Ambiente para que "concretize rapidamente não só a sua decisão de rever a Lei da Caça, mas também de solucionar todos os problemas paralelos, como a quase inexistência de fiscalização".
Deputada Cristina Rodrigues entregou projeto de resolução, no Parlamento, onde recomenda ao Governo a criação de grupo de trabalho para estudar a população de gaivotas-de-patas-amarelas e como evitar que esta entre em conflito com as estruturas humanas.
Estudo da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves mostra que 90% dos inquiridos consideram os crimes contra o ambiente tão ou mais importantes que outros tipos de delitos.
"É uma das aves de rapina mais ameaçadas da Europa, estando igualmente entre as mais raras a nível mundial", afirma biólogo.
Relatório ressalva um "nota positiva" que é "a eficácia das ações de conservação da natureza", mas que houve perdas de populações que chegam aos 80%.
Alterações climáticas que se verificam e progressiva 'africanização' do clima na Península Ibérica atrai muitas espécies de aves africanas.
El Mundo sublinha que o novo aeroporto do Montijo se situa nas margens do Tejo e que se pode inundar devido às alterações climáticas.