Secções
Entrar

Presidente lamenta morte de Moniz Pereira, a "glória do atletismo nacional"

01 de agosto de 2016 às 09:14

Marcelo Rebelo de Sousa lamentou a morte do professor Moniz Pereira, definindo-o como um "homem bom". O primeiro-ministro, António Costa também manifestou tristeza pelo desaparecimento do "grande fadista"

"Foi com muita emoção que o Presidente da República tomou conhecimento do falecimento do professor Moniz Pereira. Era um Homem Bom, que deixa uma vida repleta de bons exemplos, de devoção ao Desporto e aos desportistas, tendo ele próprio sido uma glória do atletismo nacional", refere um comunicado da presidência enviado à agência Lusa.

"Na véspera dos Jogos Olímpicos, o seu exemplo reforça ainda mais a vontade de todos os desportistas nacionais de se superarem e obterem resultados que o honrem e o recordem como grande motivador do nível que o nosso atletismo e nosso desporto têm atingido", assinala o texto.

Marcelo Rebelo de Sousa sublinha "que em todos os que, ao longo dos anos, tiveram o privilégio de o conhecer, deixa o tesouro de uma memória calorosa e dedicada", antes de apresentar "sentidas condolências" à sua família, à Federação Portuguesa de Atletismo e a todos os amigos.

O primeiro-ministro também lamentou a morte do professor Moniz Pereira. António Costa disse hoje que "poucos personificaram o espírito olímpico como Moniz Pereira" e que a melhor homenagem que se pode dedicar "é disputar com desportivismo os Jogos que se avizinham".

"Sportinguista apaixonado, tive o privilégio de o ter por guia na visita que há anos fiz ao museu do Sporting, onde tantas vezes nos surge, como atleta múltiplo, treinador ímpar e dirigente dedicado", escreveu António Costa, pelo seu punho, numa nota pessoal enviada à agência Lusa.

António Costa, destaca ainda Moniz Pereira como um "grande fadista, com centenas de letras cantadas".

"Podemos hoje repetir sobre Moniz Pereira dois versos escritos para Carlos Ramos e que Maria da Fé popularizou: 'Valeu a pena ter vivido o que vivi (...). Valeu a pena Sonhar o que sonhei'. Valeu a pena Professor Moniz Pereira", escreve António Costa, na nota em tom emocionado.

O primeiro ministro endereça os seus sentimentos "à família de Moniz Pereira, ao Sporting Clube de Portugal, aos atletas e a todos quantos o admiraram".

Moniz Pereira, antigo treinador de Carlos Lopes, medalha de ouro em Los Angeles1984, morreu hoje aos 95 anos, anunciou no final da tarde através do Facebook o Sporting Clube de Portugal, que representou como dirigente, treinador e atleta.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela