Secções
Entrar

Presidente da República termina audiências a partidos sobre OE2019

31 de julho de 2018 às 07:27

Antes das reuniões, Marcelo Rebelo de Sousa recebe ainda a selecção portuguesa de futebol de sub-19 que venceu, no domingo, o europeu.

O Presidente da República termina hoje a ronda de audiências aos partidos com assento parlamentar sobre o Orçamento do Estado para 2019 e os pontos fundamentais do último ano da legislatura, recebendo PSD, PS e BE.

1 de 3
Foto: LUSA
Foto: LUSA / MÁRIO CRUZ
Foto: LUSA

Marcelo Rebelo de Sousa começou estas audiências na segunda-feira à tarde, tendo-se reunido no Palácio de Belém, em Lisboa, com representantes do CDS-PP, PCP, PEV e PAN.

Hoje o Presidente da República recebe em audiência o BE (15:00), o PS (16:00) e o PSD (17:00), concluindo assim esta ronda.

Antes destas reuniões, Marcelo Rebelo de Sousa recebe ainda a selecção portuguesa de futebol de sub-19 que venceu, no domingo, o europeu.

Na semana passada, o chefe de Estado adiantou que estas reuniões com os sete partidos com representação parlamentar serviriam para ouvir "o que pensam acerca do Orçamento do Estado" e de "pontos de política fundamentais neste fim de legislatura".

À saída do encontro com o Presidente da República, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, insistiu que os comunistas olham para Orçamento do Estado de 2019 sem se sentirem obrigados a aprová-lo no parlamento, em Outubro, mas também "sem reserva mental".

Pela voz da líder Assunção Cristas, o CDS-PP mostrou a convicção de que o Orçamento do Estado de 2019 vai ser aprovado pelas "esquerdas encostadas".

Já o PEV garantiu estar "de boa fé" nas negociações com o Governo sobre o Orçamento do Estado de 2019, mas avisou que "não há orçamentos no papo" nem "aprovados à partida".

Por seu turno, o PAN prometeu tentar melhorar o Orçamento do Estado de 2019 do Governo e "batalhar" na redução do consumo de plástico, com a aprovação de leis no parlamento.

A última vez que o Presidente da República ouviu os partidos foi em Fevereiro, audiências que considerou cada vez mais naturais, tranquilas e agradáveis, tendo passado a ser "um hábito" no Palácio de Belém.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela