Secções
Entrar

Palácio em Roma com o único mural conhecido de Caravaggio vai a leilão

18 de janeiro de 2022 às 07:55

Residência histórica da família Ludovisi, berço de cardeais e até de dois papas ao longo da história, um juiz determinou o seu leilão devido a uma dívida fiscal.

O palácio com o único mural conhecido de Caravaggio vai a leilão esta terça-feira, por ordem judicial, com um preço base de 353 milhões de euros, embora os especialistas considerem que esta propriedade em Roma tem um valor "incalculável".

O leilão da Villa de Aurora, que tem despertado a atenção do mercado nacional e internacional, começa às 15:00 de hoje [14:00 em Lisboa] e prolonga-se durante 24 horas para a receção de ofertas.

Residência histórica da família Ludovisi, berço de cardeais e até de dois papas ao longo da história, um juiz determinou o seu leilão porque os herdeiros do último proprietário, Nicolò Boncompagni Ludovisi, que morreu em 2018, foram incapazes de o mantê-lo e têm de saldar uma dívida fiscal.

O palácio, com seis andares e rodeado por um grande jardim, é considerado um 'tesouro' porque no teto de uma das suas salas está o único mural conhecido do conceituado pintor italiano Michelangelo Merisi Caravaggio (1571---1610), a representação dos deuses Júpiter, Neptuno e Plutão.

Além desta famosa pintura, o edifício tem também inúmeras peças de arte, como a alegoria da Aurora, obra de Guercino, expoente do barroco romano, além de outras pinturas como de Dominichino , Paul Bril ou Giambattista Viola.

Atualmente mora no palácio a atriz norte-americana Rita Jenrette, viúva do aristocrata Nicolò Boncompagni Ludovisi.

Um juiz fixou o preço inicial em 353 milhões de euros, embora um especialista o tenha elevado para 471 milhões de euros, enquanto historiadores referem que o valor é "incalculável".

Nos últimos dias, foi lançada uma campanha para que o Estado italiano assuma este palácio, devido ao alto valor histórico e cultural.

Segundo a legislação, o Estado apenas pode exercer o direito de preferência no prazo de 60 dias após a aquisição do imóvel por um particular e por um valor superior.

Até ao momento o Governo italiano ainda não admitiu esta hipótese, em parte por não pretender interferir com o leilão, embora fontes do Ministério da Cultura realcem que o valor inicial equivale a um quinto do orçamento anual desta pasta.

Há quinze anos, o fundador da Microsoft, Bill Gates, ofereceu cerca de 200 milhões de euros para a sua aquisição, revelou à agência EFE uma das herdeira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela