Operação Marquês: PGR prolonga prazo para concluir inquérito
O Ministério Público atendeu às razões "excepcionais justificadas e fundamentadas" pelos magistrados do DCIAP. Têm mais seis meses
A Procuradoria-Geral da República anunciou em comunicado que vai aumentar o prazo de conclusão do inquérito sobre a Operação Marquês. Após a análise de várias justificações apresentadas pelo director do DCIAP, Amadeu Guerra, a PGR concedeu o prazo de 180 dias (seis meses) para serem realizadas todas as diligências de investigação.
Segundo um despacho emitido no final de Março, o dia 15 de Setembro de 2016 fora designado como o prazo para serem terminadas as investigações.
Em nota enviada à imprensa ao final da tarde, a PGR sublinha que, "nos últimos dias", os magistrados do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) "afectos ao inquérito informaram o superior hierárquico de que circunstâncias imponderáveis e extraordinárias impediam a conclusão da investigação" no tempo previsto.
"No essencial", os magistrados referiram que durante a investigação "o Ministério Público foi sendo confrontado com novos factos, integráveis no objecto do processo", foram "identificadas suspeitas de operações de favor em novas áreas de negócios", existe uma "falta parcial de cumprimento dos pedidos de cooperação internacional dirigidos à justiça da Suíça e do Reino Unido" e "subsistem ficheiros informáticos apreendidos que dependem de apreciação judicial, antes de serem disponibilizados e analisados pela investigação".
Edições do Dia
Boas leituras!