Secções
Entrar

Open da Austrália: Aryna Sabalenka conquista o seu primeiro torneio Grand Slam

Lusa 28 de janeiro de 2023 às 11:44

Esta foi a primeira final de um Grand Slam de Sabalenka, de 24 anos, enquanto Rybakina, de 23 anos e vencedora em Wimbledon no ano passado, disputou a sua terceira decisão.

A tenista bielorrussa Aryna Sabalenka, quinta do ranking mundial, conquistou este sábado o seu primeiro torneio do Grand Slam, ao bater na final do Open da Austrália a cazaque Elena Rybakina, 25.ª, em três sets.

REUTERS/Loren Elliott

Sabalenka, quinta jogadora mundial, chegou a esta final sem qualquer set perdido, mas viu a adversária, 25.ª da hierarquia, entrar melhor e impor a sua primeira derrota em parciais, ao vencer por 6-3, em apenas 34 minutos.

Apesar da contrariedade, a jogadora bielorrussa, de 24 anos e que disputava a sua primeira final de um Grand Slam, não se deixou abater e elevou o nível de jogo, tendo entrado melhor no segundo set e chegado a uma vantagem de 4-1, que soube manter até final, vencendo por 6-3, em 57 minutos.

No set decisivo, Rybakina, de 23 anos e que se apresentava já com um torneio do Grand Slam conquistado, depois do triunfo em Wimbledon no ano passado, manteve o jogo equilibrado até aos 3-3, altura em que Sabalenka conseguiu quebrar o seu serviço.

Em vantagem, a bielorrussa, que tinha se quedado pelos oitavos de final em Melbourne nas três anteriores edições, não se deixou surpreender, tendo evitado ainda um ponto de 'break' da adversária, e concluiu o encontro a seu favor com 6-4, tendo alcançado a vitória ao quarto ponto de encontro, num set que fechou igualmente em 57 minutos.

No final, e admitindo estar ainda a tremer com os nervos, Sabalenka revelou-se feliz com o triunfo e enalteceu a adversária: "Ela é uma grande jogadora e espero defrontá-la em mais finais do Grand Slam. De certeza que teremos muitas mais batalhas".

A jogadora bielorrussa dirigiu-se depois à sua equipa, nomeadamente o treinador, Anton Dubrov, e ao preparador físico, Jason Stacy, ao classificá-los como "a equipa mais maluca do circuito".

"Passámos por muitos momentos baixos no último ano. Trabalhámos muito e vocês merecem este troféu. É mais sobre vocês, do que sobre mim", afirmou Sabalenka.

Com este título, a jogadora bielorrussa vai figurar na segunda-feira no segundo posto do ranking WTA, a sua melhor classificação de sempre, ao passo que Rybakina, que em Melbourne nunca tinha passado anteriormente da terceira ronda, vai subir ao 10.º posto da hierarquia, igualmente a sua melhor classificação.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela