Sábado – Pense por si

Iga Swiatek conquista segundo título em Roland Garros e bate recordes

A polaca de 21 anos impôs-se à 23.ª tenista mundial, Coco Gauff. Igualou a norte-americana Venus Williams como a tenista com maior número de triunfos seguidos no século XXI.

A tenista polaca Iga Swiatek, número um mundial, conquistou hoje o segundo título em Roland Garros, ao derrotar a norte-americana Coco Gauff na final do 'Grand Slam' parisiense, em dois 'sets'.

A polaca de 21 anos impôs-se à 23.ª tenista mundial pelos parciais de 6-1 e 6-3, em uma hora e oito minutos, para sagrar-se campeã na 'catedral da terra batida' pela segunda vez, depois de 2020, naquele que é também o seu segundo título do 'Grand Slam'.

Ao vencer Coco Gauff, que aos 18 anos disputou a sua primeira final num 'major', Swiatek somou a 35.ª vitória consecutiva e igualou a norte-americana Venus Williams como a tenista com maior número de triunfos seguidos no século XXI.

No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.