Secções
Entrar

ONU pede fim dos testes de mísseis balísticos

22 de maio de 2017 às 19:34

A ONU pediu à Coreia do Norte acabar com os testes de mísseis balísticos no dia em que o regime de Pyongyang afirmou ter disparado com êxito um míssil de médio alcance

A ONU pediu à Coreia do Norte para "pôr fim aos testes" de mísseis balísticos que "ameaçam a segurança regional e internacional".

"É claro que a Coreia do Norte está a desafiar abertamente as resoluções do Conselho de Segurança ao intensificar as suas actividades balísticas", afirmou o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, em reacção aos recentes disparos norte-coreanos.

Pyongyang deve igualmente "considerar o reatamento de um diálogo produtivo".

A Coreia do Norte afirmou ter disparado com êxito um míssil de médio alcance, apesar das sanções das Nações Unidas.

As resoluções da ONU proíbem-na de qualquer actividade nuclear ou balística, e Pyongyang é neste momento alvo de uma série de sanções económicas que por exemplo os Estados Unidos querem reforçar.

A pedido de Washington, Seul e Tóquio, foi agendada para terça-feira uma reunião de emergência do Conselho de Segurança.

Washington está também a negociar com Pequim, único aliado de Pyongyang, uma nova resolução visando aumentar a pressão sobre o regime comunista.

A Coreia do Norte realizou uma dezena de disparos de mísseis desde o início deste ano e avança a bom ritmo no sentido de produzir um míssil balístico intercontinental (ICBM) capaz de atingir com fogo nuclear o continente americano.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela