Secções
Entrar

OE2021: Aumento de 21% no Ensino Superior e Ciência é "enganoso", diz sindicato

12 de outubro de 2021 às 19:50

A presidente do SNESup lembrou que houve "dinheiro que estava orçamentado e não foi gasto": "Se tivéssemos gasto tudo o que estava orçamentado, a diferença seria de 135 milhões de euros", disse.

O Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup) considera "enganoso" o anúncio de reforço de 547 milhões de euros para a ciência e ensino superior, defendendo que o aumento é de "apenas 135 milhões de euros".

O Governo quer disponibilizar 3.124,8 milhões de euros para a ciência, tecnologia e ensino superior, segundo o relatório da proposta de Governo para o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), que refere tratar-se de um aumento de 21,2%.

Em declarações à Lusa, a presidente do SNEsup defendeu que "este acréscimo de 21% é falacioso" porque o documento compara "dois valores que não podem ser comparados".

Mariana Gaio Alves explicou que o relatório divulgado na segunda-feira compara o valor executado este ano (que foi inferior ao previsto) com o valor orçamentado para o próximo ano. Nesta comparação, há realmente uma diferença de 547 milhões de euros. 

No entanto, a presidente do SNESup lembrou que houve "dinheiro que estava orçamentado e não foi gasto": "Se tivéssemos gasto tudo o que estava orçamentado, a diferença seria de 135 milhões de euros", disse.

O OE 2021 inicial era de 2.989,5 milhões de euros, mas as estimativas apontam para que até dezembro se gaste apenas 2.577,8 milhões de euros. Resultado: É este recuo na despesa que justifica o aumento dos 547 milhões de euros (21,2%) para o OE 2022, que tem uma despesa prevista de 3.124,8 milhões de euros.

"Estes 21% são enganosos porque é um número que torna a leitura do OE muito opaca, porque está a sugerir este aumento de 21% que não é de todo exato", criticou.

A representante de professores e investigadores lamentou ainda que não tenha sido gasto o dinheiro orçamentado para o setor, quando "há muitas necessidades nas instituições".

"É incompreensível que o dinheiro que estava orçamentado não tenha sido gasto. Há muitas necessidades quer em termos de pessoal docente, de investigação, de recursos, de infraestruturas. Não se compreende como é que há aqui tanto dinheiro que não foi efetivamente gasto", criticou Mariana Gaio Alves.

A proposta do Governo para o OE2022 refere também um reforço de 125,8 milhões de euros (mais 8%) das despesas com pessoal, que representam mais de metade (54,1%) da dotação de despesa consolidada.

Este aumento também é contestado pelo SNESup, que sublinha que este ano foram gastos "menos 74 milhões do que tinham previsto, por isso também não é um aumento significativo nem suficiente para fazer face às necessidades das instituições".

Numa primeira análise ao documento, a presidente do SNESUp considera que "é muitíssimo curto e reduzido este pequeno aumento que está previsto".

Mariana Gaio Alves disse que a proposta do Governo "não considera o momento que se vive no Ensino Superior e Ciência", nomeadamente de aumento de estudantes no ensino superior, mas também do trabalho desenvolvido pelos investigadores, em particular durante a pandemia.

Por outro lado, a presidente do SNESup saudou as "medidas positivas" dirigidas aos estudantes, como o reforço de apoios sociais e mais alojamento estudantil, mas lembrou que é preciso acabar com a precariedade de quem trabalha nas instituições.

Para investimentos relacionados com "infraestruturas para acolhimento e apoio" aos estudantes universitários está cabimentada na proposta de OE2022 uma verba de 298,8 milhões de euros (9,6% da despesa).

"Apostar nos Jovens" é uma das prioridades apresentadas no Orçamento de Estado para 2022 que, no que toca ao ensino superior, anuncia um reforço da ação social, mais alojamento a preços acessíveis e o valor das bolsas dos mestrados a aumentar até ao triplo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela