Secções

Morreu a atriz Dora Leal, nome destacado do teatro de revista

Lusa 23 de julho de 2024 às 12:47

Atriz de revista e comédia, estreou-se no Teatro Variedades, no Parque Mayer, em Lisboa, em 1964. Foi aí que conheceu o futuro marido, José Viana, com quem viria a estabelecer uma parceria de sucesso, nos palcos e na televisão.

A atriz Dora Leal, que se destacou no teatro de revista desde a década de 1960 e pelo trabalho ao lado do marido, o ator José Viana, morreu hoje, em Lisboa, disse à Lusa fonte da Casa do Artista.

Sérgio Lemos/Correio da Manhã

Dora Leal morreu esta noite no Hospital S. Francisco Xavier, onde se encontrava internada. A atriz residia na Casa do Artista.

Atriz de revista e comédia, estreou-se no Teatro Variedades, no Parque Mayer, em Lisboa, em 1964, na revista "Elas São o Espectáculo". Foi aí que conheceu o futuro marido, José Viana (1922-2003), com quem viria a estabelecer uma parceria de sucesso, nos palcos e na televisão.

Numa carreira que se estendeu por mais de três décadas, coprotagonizou sobretudo comédias e revistas como "Eh pá pega na vassoura", "A Grande Jogada" e "Sua Excelência, o Pendura", com José Viana, nos palcos e no pequeno ecrã.

Na televisão, participou igualmente em programas como "Grande Noite" e "Ora Viva", e em comédias como "O Milagre em Casa dos Lopes".

As rábulas "O ardina" e "A cigana Dora" são citadas por diferentes fontes teatrais como algumas das suas mais conseguidas interpretações.

Fez parte do grupo fundador do Adoque - Cooperativa de Trabalhadores de Teatro, em 1974, após a queda da ditadura, com Henrique Viana, António Montez, Francisco Nicholson e o cenógrafo Mário Alberto, além de José Viana.

Em 1976, com Rogério Paulo, António Machado, Maria Dulce e José Viana, fundou a Cooperativa de Teatro Popular, em Almada.

Em 2013, quando passavam 10 anos sobre a morte de José Viana, a Junta de Freguesia de Santos-o-Velho, em Lisboa, dedicou ao casal de atores uma exposição retrospetiva das suas carreiras.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela