Secções
Entrar

Mais de 1.800 pessoas resgatadas no Mar Mediterrâneo num dia

06 de outubro de 2015 às 10:09

Cinco embarcações recolheram centenas de pessoas que querem chegar à Europa. Desde Janeiro, mais de 2 mil morreram durante a viagem

Mais de 1.800 pessoas, em barcos e botes pneumáticos, foram socorridas na segunda-feira, dia 5 de Outubro em seis operações distintas, ao largo da costa da Líbia, anunciou a Guarda Costeira italiana durante a noite.

Uma embarcação dos guarda-costeiros resgatou 717 refugiados, do total de 1.830, e uma segunda outros 115.

Um navio da marinha militar italiana socorreu 117 pessoas.

Nestas operações também participaram duas outras unidades estrangeiras, o irlandêsSamuel Beckett, que socorreu 242 pessoas, e o britânico Enterprise, que integra o dispositivo europeu Eunavfor Med, que resgatou 639 pessoas.

Mais de 430 mil pessoas atravessaram o Mediterrâneo desde Janeiro e outros 2.750 morreram ou desapareceriam durante a tentativa de atravessamento, segundo a Organização Internacional das Migrações (OIM).

Daquele total, mais de 310 chegaram à Grécia e 121 mil à Itália, segundo a última contagem da OIM, divulgada em 11 de Setembro de Genebra.

Uma nova fase da luta contra os traficantes de pessoas vai começar na quarta-feira, permitindo aos navios membros do Eunavfor Med intervirem nas águas internacionais.

Os navios de guerra europeus vão poder operar contra os traficantes, mas na condição de permanecerem em águas internacionais e não entrarem nas águas territoriais líbias.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela