Secções
Entrar

LIVRE reúne-se para decidir posição sobre presidenciais

25 de junho de 2015 às 12:48

“As legislativas importam, mas as presidências também”. Os deputados defendem que as próximas eleições são ambas parte de um ponto de viragem para o País

O partido LIVRE, que concorre às legislativas com o movimento cidadão Tempo de Avançar, vai realizar no domingo o seu terceiro congresso, em Lisboa, podendo ficar já decidida uma posição sobre o futuro candidato presidencial que irá apoiar.

 

No auditório da Escola Secundária padre António Vieira, em Lisboa, a força política cujo símbolo é uma papoila vai completar a revisão estatutária e dar voz aos candidatos a deputados recentemente eleitos em primárias, nomeadamente Rui Tavares e Ana Drago, por exemplo.

 

"A mensagem é a de que não só as legislativas importam, mas também as presidenciais importam muito. Estas eleições são ambas parte de um ponto de viragem que queremos para o país. Queremos que termine este predomínio conservador e pró-austeridade e que seja substituído por um predomínio progressista que volte a dar esperança às pessoas no desenvolvimento do país económico e social mas também cívico e político", disse o ex-eurodeputado independente pelo BE.

 

Na sexta-feira, os membros ou apoiantes do LIVRE vão ser chamados a pronunciar-se num referendo aberto sobre se devem ter um concorrente específico a Belém - e, se sim, qual. Apesar de fazer a ressalva de que os resultados da "consulta interna" poderão não estar ainda disponíveis no domingo, o dirigente esclareceu que o partido ficará comprometido com o resultado.

 

"As candidaturas presidências são individuais e a escolha também é individual. Toda a gente no LIVRE/Tempo de Avançar tem e terá sempre toda a liberdade para apoiar e participar na campanha dos candidatos que desejar, agora ou no futuro", afirmou, escusando-se a referir qualquer preferência, nomeadamente por António Sampaio da Nóvoa, que já participou em iniciativas do movimento Tempo de Avançar.

 

O historiador e colunista esclareceu que o futuro programa eleitoral será definitivamente votado na segunda convenção cidadã Tempo de Avançar, em Setembro", mas "será apresentada uma proposta de programa para debate público ainda durante o mês de Julho".

 

"Partimos com a expectativa de lançar a campanha eleitoral. Neste momento, temos candidatos, listas, causas, força, cada vez mais enraizamento social", afirmou sobre o evento de domingo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela