Secções
Entrar

Juncker diz a Boris Johnson que Acordo do Brexit não é renegociável

25 de julho de 2019 às 19:19

O novo primeiro-ministro britânico insistiu na renegociação do Acordo de Saída e classificou de "antidemocrática" a solução de salvaguarda. Juncker diz que o acordo é final.

O presidente da Comissão Europeia reafirmou esta quinta-feira, em conversa telefónica com o novo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que o Acordo do ‘Brexit’ firmado entre Bruxelas e Londres é "o melhor e o único" possível para a União Europeia.

"O presidente Juncker ouviu o que o primeiro-ministro Johnson tinha para dizer e reiterou que o Acordo de Saída é o melhor e o único acordo possível", precisou a porta-voz do executivo comunitário, na sua conta na rede social Twitter.

Mina Andreeva detalhou que, naquela que foi a primeira conversa, embora telefónica, entre ambos, Jean-Claude Juncker sublinhou que a Comissão Europeia está disponível para "adicionar texto" à Declaração Política e para analisar as ideias apresentadas pelo Reino Unido, desde que estas sejam compatíveis com o Acordo de Saída, fechado em novembro por Bruxelas e o Governo de Theresa May.

"Os dois trocaram os seus números de telemóvel e concordaram manter-se em contacto", revela ainda a porta-voz do executivo comunitário, acrescentando que o político luxemburguês transmitiu também a disponibilidade da Comissão para clarificar de forma mais detalhada a sua posição, caso Johnson assim o solicite.

A posição do presidente da Comissão Europeia na conversa telefónica com o novo líder do Governo britânico foi a mesma expressa esta manhã pela própria Andreeva na habitual conferência de imprensa da instituição, em Bruxelas.

Pouco antes da conversa entre Juncker e Johnson, a agência France-Presse revelou o conteúdo de um correio eletrónico endereçado pelo negociador-chefe da União Europeia (UE) para o ‘Brexit’ aos 27, no qual Michel Barnier sugere que os pedidos de alteração ao Acordo de Saída defendidos pelo novo primeiro-ministro britânico são "inaceitáveis".

"[Boris Johnson] declarou que, para que um acordo fosse concluído, seria necessário eliminar o mecanismo de salvaguarda da fronteira irlandesa, o que é evidentemente inaceitável e não se enquadra no mandato do Conselho Europeu", observou Barnier.

Na quarta-feira, o novo primeiro-ministro britânico insistiu na renegociação do Acordo de Saída e classificou de "antidemocrática" a solução de salvaguarda para evitar o regresso de uma fronteira física na ilha da Irlanda, que prevê a criação de "um espaço aduaneiro único" entre a UE e o Reino Unido.

Perante as recentes declarações de Boris Johnson, que ainda esta tarde voltou a insistir que os termos do Acordo de Saída, acordados entre Bruxelas e o governo de Theresa May em novembro passado, são "inaceitáveis", o principal negociador da UE para o ‘Brexit’ alertou os 27 para o pior cenário possível.

"Como sugere o seu discurso mais belicista, devemos preparar-nos para uma situação em que ele dê prioridade ao ‘no deal’, em parte como forma de pressão à união entre os 27", argumentou.

Tal como Juncker, também Barnier no seu correio eletrónico abriu a porta à renegociação dos termos da Declaração Política, que regerá a relação futura entre a UE e o Reino Unido.

O líder do partido Conservador, Boris Johnson, foi indigitado na quarta-feira primeiro-ministro britânico pela rainha Isabel II, na sequência da demissão formal de Theresa May devido à dificuldade em concluir o ‘Brexit'.

No seu primeiro discurso, prometeu que o Reino Unido iria sair da UE em 31 de outubro, a data agendada para o ‘Brexit’, "sem ses nem mas", não excluindo assim uma saída desordenada aquele país do bloco comunitário caso os 27 não aceitem renegociar o Acordo de Saída.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela