Secções
Entrar

José Ornelas diz que Sínodo mantém aberta discussão sobre papel das mulheres na Igreja

Lusa 27 de outubro de 2024 às 12:49

O Sínodo, a assembleia de bispos e leigos de todo o mundo reunida no Vaticano, terminou no sábado com um documento com as conclusões da reunião validado pelo Papa Francisco.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, afirmou que o Sínodo, a assembleia de bispos e leigos, manteve aberta a discussão sobre o papel das mulheres na Igreja Católica.

PAULO NOVAIS/LUSA

O Sínodo, a assembleia de bispos e leigos de todo o mundo reunida no Vaticano, terminou no sábado com um documento com as conclusões da reunião validado pelo Papa Francisco, em que, segundo a agência espanhola Efe, a questão da participação das mulheres foi um dos pontos que gerou mais debate (95 votos contra e 258 a favor), apontando para uma maior responsabilidade das mulheres na Igreja.

O documento "diz claramente" que a discussão em torno do papel das mulheres na Igreja Católica "continua aberta", disse o também bispo de Leiria-Fátima, em declarações à agência Ecclesia, no sábado, à saída da última reunião do Sínodo, e enviadas hoje de manhã às redações pelo Gabinete de Comunicação da Conferência Episcopal Portuguesa.

Para José Ornelas, "tem de ser assim", considerando que o que não faria sentido seria dizer "que isto não tem discussão".

"Hoje, a perceção que a gente tem destas coisas é diferente da de ontem e amanhã vai ser diferente da de hoje. Portanto, nós temos de estar abertos, escutando-nos uns aos outros e, juntos, escutando a voz de Deus", sublinhou.

Segundo o bispo de Leiria-Fátima, esse "é o caminho a seguir", salientando que o documento é também "uma profecia para este mundo".

José Ornelas saudou também o debate "mais aceso" em alguns pontos do documento, considerando que esse é "um bom sinal", de que a Igreja está "de saúde" e que, ao mesmo tempo, sabe encontrar "caminhos de convergência e de criação de novidade".

O documento aponta também para a necessidade de a Igreja se "revigorar", para que possa "contar com todos os seus membros e não simplesmente com alguns para programar, prever, sonhar e realizar o seu futuro".

Com o documento aprovado no sábado, o presidente da CEP considera que o caminho começa agora, sendo necessário "transformar as palavras em gestos e em atitudes".

"O Sínodo não terminou hoje [sábado]. A fase decisiva começa hoje", disse.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto