Secções
Entrar

José Fonte: "Exibições fracas? Não sei se são assim tão fracas"

22 de junho de 2018 às 10:09

O futebolista internacional português admitiu hoje que a camaradagem do grupo é um dos pontos fortes da selecção.

O futebolista internacional português José Fonte admitiu hoje que a camaradagem do grupo é um dos pontos fortes da selecção, confiando que será determinante no sucesso luso no Mundial2018.

1 de 5
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters

"Sem dúvida. É a nossa arma mais forte. O nosso espírito de sacrifício que temos uns pelos outros. Acreditar que quando um colega falha o outro vai estar lá estar para nos ajudar. Foi assim que ganhámos o Euro2016 e vai ser assim que vamos continuar, com entreajuda, união e paixão por Portugal, e pela equipa", sintetizou.

Num balanço ao desempenho nos dois primeiros jogos, com empate 3-3 com a Espanha e vitória 1-0 sobre Marrocos, discordou com quem classificou o desempenho luso de forma negativa.

"Exibições fracas? Não sei se são assim tão fracas. Temos quatro pontos e o primeiro lugar do grupo. A Espanha está na nossa frente só pela situação dos cartões amarelos. Poderíamos ter feito exibição melhor, com controlo de jogo, contra Marrocos, mas também tem de ser dar credito e mérito às outras equipas que lutam pela vida, pelos seus países e também têm qualidade", justificou.

José Fonte confia que Portugal vai melhorar de produção, mas é, sobretudo, pragmático: "Não estamos satisfeitos, mas, como digo, temos quatro pontos, sabemos a nossa qualidade e queremos fazer melhor".

"Como dizia o 'mister', se for para vencermos todos os jogos por 1-0 assino já por baixo", completou.

José Fonte avisa para qualidade do Irão e espera melhor futebol
O futebolista internacional português José Fonte avisou hoje para a qualidade do Irão e prometeu uma selecção empenhada a "melhorar" o desempenho 'artístico' no Mundial2018.

"Acredito e tenho a certeza de que estamos aqui para ter um nível alto, para jogar aquilo que sabemos e o melhor que sabemos. Temos confiança no nosso trabalho. (...) Temos quatro pontos. É óbvio que todos queremos jogar um futebol espectacular, contudo os resultados são o mais importante. Vamos tentar melhorar o nosso futebol. E nisso que estamos focados", garantiu o central.

O empate 3-3 com a Espanha e o triunfo 1-0 sobre Marrocos foram melhores do que as exibições -- de um a dez, Fernando Santos deu sete ao primeiro aspecto e seis ao segundo -- e o próximo desafio será decisivo, frente ao Irão de Carlos Queiroz, com menos um ponto que os espanhóis e que também depende somente de si para se qualificar.

"O Irão pode ser a equipa mais forte da Ásia. Logo aí, à partida, é uma equipa com qualidade. Já ficou provado no mundial nos dois primeiros desafios que tem boa equipa. Não vai ser fácil. Estamos a preparar o jogo. O 'mister', como sempre, tem-nos alertado para os pontos fortes. Resta-nos pôr em ação o nosso plano. Chegar ao encontro e fazer nosso trabalho, que vai ser ganhar", disse.

O Irão fez sofrer a Espanha, perdendo por 'magro' 1-0, porém José Fonte, que alinhou nas duas partidas a titular ao lado de Pepe na selecção das 'quinas', acredita que Portugal "tem qualidade para tornar o jogo mais fácil".

"Sabemos que o Irão vai fazer o mesmo que com a Espanha, a mesma atitude, entrega, organização e tentar sair em contra-ataque. São atletas que trabalham imenso. Cabe-nos contrariar isso. Saber como ultrapassar esta equipa. É nisso que estamos focados", vincou.

O defesa central admite a "qualidade" da Rússia e Uruguai, os potenciais adversários lusos nos oitavos de final, mas garante que a equipa das 'quinas' só pensa, para já, em vencer o Irão e atingir a desejada próxima fase.

Portugal e Espanha lideram o grupo B com quatro pontos, seguindo-se o Irão com três e Marrocos, já afastado, ainda sem pontuar.

A selecção portuguesa e o Irão, de Carlos Queiroz, defrontam-se segunda-feira em Saransk, às 21:00, 19:00 em Lisboa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela