Secções
Entrar

JMJ. Papa encontrou-se com jovem que lhe tinha escrito carta

Lusa 04 de agosto de 2023 às 10:13

Francisco passa esta sexta-feira pelo Parque do Perdão, pelo bairro da Serafina e pelo parque Eduardo VII. Esta manhã, foi ainda visitado por uma mulher que nasceu quando se deram as aparições de Fátima.

O Papa Francisco encontrou-se hoje de manhã, na Nunciatura Apostólica, em Lisboa, com uma mulher portuguesa que nasceu em 13 de maio de 1917, quando ocorreram os acontecimentos de Fátima, anunciou a sala de imprensa da Santa Sé.

1 de 2
Foto: Vatican Media/­Handout via REUTERS
Foto: Vatican Media/­Handout via REUTERS

"Esta manhã, antes de deixar a Nunciatura Apostólica, o Papa encontrou-se brevemente com uma senhora de 106 anos, Maria da Conceição Brito Mendonça, nascida no dia das aparições de Fátima, em 13 de maio de 1917", divulgou a Santa Sé.

Francisco encontrou-se ainda com "a jovem Edna Pina Lopes Rodrigues, que sofre de uma doença grave, à qual o Papa tinha enviado uma mensagem de afeto e de oração no mês de junho", adiantou.

Em 23 de junho de 2023,o Papa Francisco agradeceu a "ternura" e a "paz" evidenciada pela jovem portuguesa, de 17 anos, que sofre de uma doença terminal e escreveu ao pontífice lamentando não poder participar na JMJ.

Na carta manuscrita, que segundo o portal de notícias do Vaticano, Vatican News, escrita no hospital, Edna Rodrigues afirma gostar muito do Papa e que o seu sonho "sempre foi conhecê-lo".

"Por motivos de saúde, não vou conseguir acompanhá-lo nas Jornadas Mundiais da Juventude fisicamente. Quando soube que as Jornadas iam ser feitas em Portugal fiquei muito feliz, porque sempre que vejo o Papa na televisão a falar sinto-me bem, como se não tivesse nenhuma doença que me impedisse de participar nas JMJ", a realizar em Lisboa no início de agosto, acrescenta a jovem portuguesa.

Edna, que pertence à paróquia de São Maximiliano Kolbe, em Lisboa, conta, depois, que o médico lhe disse que a sua morte acontecerá em breve.

"Fiquei muito triste porque achei que não ia conseguir ir à JMJ, nem ver o Papa, como sempre sonhei. Decidi então escrever-lhe uma carta para que saiba o quando significa, e a sua importância para mim e para a minha família", escreve Edna, que termina a carta com um pedido de orações ao Papa, do qual se despede "com carinho".

Francisco gravou depois um pequeno vídeo, onde agradeceu a Edna Rodrigues a sua "ternura".

"Obrigado pela tua ternura. Obrigado pela paz que tens no coração. Essa paz é como uma semente que se semeia no coração de todos os que te veem e de todos os que falam contigo", disse o Papa na mensagem, acrescentando que acompanha a jovem na "viagem" que ela está a fazer.

"Acompanho-te e sei que vais ser bem recebida. Acompanho-te rezando por ti, rezando contigo e olhando Jesus, que sempre nos espera", afirmou o pontífice, que deu a bênção a Edna, para que tenha "força nesta viagem", e pediu à a jovem que reze por ele.

O Papa está desde quarta-feira em Portugal para presidir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), onde são esperadas mais de um milhão de pessoas.

Em Lisboa, as principais iniciativas da jornada decorrem no Parque Eduardo VII, na zona de Belém e no Parque Tejo, um recinto com cerca de 100 hectares a norte do Parque das Nações e em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela