Secções
Entrar

IRS: Prazo termina mas nem todos receberão reembolso a tempo

31 de julho de 2016 às 13:00

PSD solicitou vários dados ao Governo sobre os pagamentos realizados até agora. No dia 29 faltava 4% dos contribuintes

Termina hoje o prazo legal para as Finanças transferirem os reembolsos do IRS devidos aos portugueses. Porém, até quinta-feira (28 de Julho) tinham sido processadas 96% das declarações de IRS e dadas ordens de reembolso no total de 2,25 mil milhões de euros. Apesar de terem passado meses desde a entrega da declaração, é pouco provável que os contribuintes que ainda não receberam o reembolso o obtenham na segunda-feira, dia 1: é que "entre a autorização do reembolso e a creditação na conta bancária do contribuinte decorrem cerca de quatro dias", indica o Ministério das Finanças.  

Aos 4% de contribuintes que faltam, correspondem 210 mil declarações de IRS. Porém, recorda oCorreio da Manhã, nem todos têm direito a reembolso.

Em Junho, Rocha Andrade, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, justificou a demora dos pagamentos com alterações nas regras fiscais.

Na sexta-feira, dia 29, o PSD anunciou que pediria vários dados ao Governo. Entre eles, o montante total já reembolsado em quatro datas de referência (30 de Abril, 31 de Maio, 30 de Junho e 31 de Julho dos anos de 2015 e de 2016); o montante por reembolsar em cada uma das datas; o valor médio por sujeito passivo/agregado que já foi reembolsado; e o número médio de dias decorrido entre a entrega da declaração e o pagamento do reembolso.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela