Secções
Entrar

Ilibado por ter roubado ... 2,67 euros de água

21 de novembro de 2016 às 14:29

O caso ocorreu em Dezembro de 2013, depois de o senhorio do arguido ter mandado retirar o contador da água porque aquele não pagava as contas

O Tribunal da Relação do Porto absolveu um homem residente na Maia que tinha sido condenado em primeira instância a pagar uma multa de 630 euros pelo furto de cerca de um metro de água da rede pública, no valor de 2,67 euros.

O caso ocorreu em Dezembro de 2013, depois de o senhorio do arguido ter mandado retirar o contador da água porque aquele não pagava as contas.

O arguido fez então uma ligação directa entre a rede pública de abastecimento de água e a canalização da sua residência, passando a consumir água sem pagar a taxa devida, durante três dias.

Em Janeiro passado, o Tribunal da Maia condenou-o por um crime de furto na pena de 90 dias de multa, à taxa diária de sete euros, totalizando 630 euros.

O Ministério Público (MP) não se conformou com a decisão da primeira instância e interpôs recurso para a Relação do Porto que decidiu revogar a sentença e absolver o arguido.

"A água subtraída foi utilizada para consumo doméstico do arguido, mulher e filho, por necessidade. Não se sabe que tipo de consumo, mas quer tivesse sido para beber, para cozinhar ou para a higiene, não deixam de estar em causa necessidades de grande relevo inerentes à dignidade humana e necessárias à subsistência física", refere o acórdão.

Os juízes desembargadores realçam ainda que a subtracção de água foi pontual, cessou por ação espontânea do arguido e visou obter uma quantidade muito pequena, o que indicia que se tratou de "uma necessidade imediata e premente".

O Tribunal da Relação do Porto considerou que o caso integra um crime de furto de coisa de valor diminuto, um tipo de crime que depende de acusação particular, o que não aconteceu.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela