Secções
Entrar

Hostels representam 25% das dormidas em alojamento local

17 de junho de 2019 às 16:52

As dormidas em hostel concentraram-se principalmente na Área Metropolitana de Lisboa e no Norte.

As dormidas em hostel foram cerca de 1/5 das dormidas em alojamento local nos primeiros quatro meses deste ano, revelou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os estabelecimentos designados como hostel representaram 22,7% das dormidas em alojamento local e 2,9% das dormidas totais, no período acumulado até abril.

As dormidas em hostel concentraram-se principalmente na Área Metropolitana de Lisboa (56% do total nacional), com destaque para o município da capital (47,6%), e no Norte (23,9%), em particular no município do Porto (17,4%).

No primeiro quadrimestre de 2019, as dormidas na hotelaria (85% do total) registaram um aumento de 3,1%, inferior à subida de 7,1% no turismo no espaço rural e de habitação e de 8,3% no alojamento local.

O INE dá ainda conta de um aumento de 32% no número de campistas nos parques de campismo e colónias de férias, que receberam 110,6 mil campistas e proporcionaram 340,9 mil dormidas, mais 32,7%. Para este aumento de dormidas de campistas contribuíram quer o mercado interno (mais 47%), quer os mercados externos (mais 20,6%).

As colónias de férias e pousadas da juventude registaram 34,1 mil hóspedes, mais 30,5%, e 64,1 mil dormidas, mais 33%.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela