Secções
Entrar

Gasoduto: Espanha estima cinco a sete anos para conclusão de ligação Barcelona-Marselha

Lusa 21 de outubro de 2022 às 10:49

A intenção é sublinhar o caráter europeu e o "interesse comum" e candidatar a ligação submarina para transporte de gás e hidrogénio a "infraestrutura de interesse comunitário" e que haja um financiamento europeu que pague a maior parte do projeto, sublinha ministra espanhola.

O gasoduto entre Barcelona e Marselha, para transporte de energia entre a Península Ibérica e França, poderá levar cinco a sete anos a estar concluído e o objetivo é ser financiado por fundos europeus, disse esta sexta-feira o Governo espanhol.

REUTERS/Violeta Santos Moura/File Photo

Segundo a ministra espanhola com a pasta da Energia, Teresa Ribera, a intenção é sublinhar o caráter europeu e o "interesse comum" e candidatar a ligação submarina para transporte de gás e hidrogénio a "infraestrutura de interesse comunitário" e que haja um financiamento europeu que pague a maior parte do projeto.

O projeto, acordado e anunciado na quinta-feira por Portugal, Espanha e França, tem "vocação europeísta e solidária" porque permitirá diversificar as fontes de energia e de abastecimento na União Europeia e, além disso, será sustentável a longo prazo, afirmou Teresa Ribera, numa entrevista hoje à Catalunya Radio.

Os prazos para o desenvolvimento e conclusão da ligação energética entre Barcelona e Marselha, batizada BarMar, ainda não foram definidos, mas a ministra espanhola estimou hoje que pode levar "cinco, seis ou sete anos" a concluir, dependendo do início da construção, que não poderá ser imediato, por serem necessários vários procedimentos prévios, como avaliações de impacto ambiental ou a definição de custos e do financiamento.

Numa outra entrevista, também hoje, à televisão espanhola Antena 3, a ministra Teresa Ribera justificou a opção pelo BarMar, em substituição do gasoduto pelos Pirenéus (projeto conhecido por MidCat), que Espanha e Portugal defendiam, com a conclusão, por parte do Governo espanhol, "de que o melhor e mais rápido era não prescindir de França" e que o hidrogénio que se produza na Península Ibérica "chegue ao esqueleto" de ligações energéticas europeias.

O acordo entre Portugal, Espanha e França foi alcançado na quinta-feira, em Bruxelas, durante uma reunião dos líderes dos governos dos três países.

António Costa, Pedro Sánchez e Emmanuel Macron decidiram avançar com um "Corredor de Energia Verde", por mar, entre Barcelona e Marselha (BarMar) em detrimento de uma travessia pelos Pirenéus (MidCat).

O calendário, as fontes de financiamento e os custos relativos à execução do corredor verde BarMar serão debatidos num novo encontro a três em dezembro, em Alicante, Espanha.

De acordo com o texto acordado, a que a Lusa teve acesso, os ministros da Energia dos três países -- que também estiveram presentes na reunião -- irão começar imediatamente o trabalho preparatório para avançar com o BarMar e também sobre o reforço das interligações elétricas entre Espanha e França, "em ligação estreita com a Comissão Europeia".

Os dois primeiros-ministros ibéricos e o Presidente francês acordaram ainda na necessidade de "concluir as futuras interligações de gás renovável entre Portugal e Espanha, nomeadamente a ligação de Celorico da Beira e Zamora (CelZa)".

As infraestruturas que serão criadas para a distribuição de hidrogénio "deverão ser tecnicamente adaptadas para transportar outros gases renováveis, bem como uma proporção limitada de gás natural como fonte temporária e transitória de energia".

O primeiro-ministro, António Costa, considerou que o acordo permite "ultrapassar um bloqueio histórico" relativamente às interconexões ibéricas para gás e eletricidade.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela