Secções
Entrar

Fernando Santos: "Portugal nunca vai ser dominador" na Europa

23 de setembro de 2016 às 09:50

A poucos dias de defrontar Andorra e Ilhas Faroé na fase de qualificação para o Mundial2018, Fernando Santos alertou ainda que a selecção nacional "necessita rapidamente de deixar de estar em modo campeão da Europa"

O seleccionador Fernando Santos considera que, apesar de se ter sagrado campeão europeu, Portugal continua fora do grupo dos "tubarões" do futebol mundial, mas tem a obrigação de manter "a mesma ambição" de conquistar as provas que disputa. "Portugal foi, é e vai continuar a ser uma grande equipa do futebol europeu. Antes, nunca fazia parte do lote de favoritos e continua na mesma condição. Nunca vai ser dominador no futebol europeu. Não nos podem exigir isso. Podem e devem exigir que tenha a mesma ambição e o mesmo objectivo que tinha antes, que é tentar vencer", afirmou Fernando Santos.

 

Em entrevista à revista FPF360, da Federação Portuguesa de Futebol, o técnico de 61 anos abordou a renovação que está a acontecer na selecção nacional e disse que "o futuro está assegurado". "Em Portugal, neste momento, trabalha-se muito bem na formação, tantos nos clubes, e não só nos grandes, como nas selecções. Muito se fala na renovação, mas esse é um processo natural e o futuro está assegurado", referiu o treinador, lembrando que 12 dos jogadores que estiveram no Euro2016 nunca tinha antes participado numa fase final.

 

A poucos dias de defrontar Andorra e Ilhas Faroé na fase de qualificação para o Mundial2018, Fernando Santos alertou que a selecção nacional "necessita rapidamente de deixar de estar em modo campeão da Europa" e que essa terá sido uma das razões que levou à derrota na Suíça (2-0), na estreia no grupo B.

 

"É muito diferente competir numa fase de apuramento do que numa fase final. Se calhar ainda estávamos todos um pouco em modo campeão da Europa e isso vai ter que deixar de acontecer. Isso é uma responsabilidade minha e tenho que conseguir que isso termine", frisou o seleccionador nacional, acrescentando que Portugal encontrou no Euro2016 "a mentalidade certa para ter sucesso" e que não a pode esquecer.

 

Fernando Santos defendeu que a selecção portuguesa tem em Cristiano Ronaldo "o melhor jogador do mundo" e, por isso, deve continuar a projectar a sua forma de jogar em torno do avançado do Real Madrid.

 

"Seria muito estranho Portugal ter o melhor jogador do mundo e não planear a sua forma de jogar de acordo com o que eu penso que pode potenciar o Cristiano Ronaldo. As outras selecções fazem isso", defendeu.

 

No dia 29 de Setembro, Fernando Santos divulga os convocados para os jogos com Andorra e Ilhas Faroé, da fase de qualificação para o Mundial2018, sendo esperado o regresso de Ronaldo, que falhou o arranque em Basileia, devido a lesão.

 

A selecção nacional defronta Andorra a 7 de Outubro, em Aveiro, e as Ilhas Faroé a 10, em Tórshavn.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela