Secções
Entrar

Fernando Barbosa derrota vice-presidente do CDS na corrida para a Distrital do Porto

17 de junho de 2018 às 09:02

No discurso de vitória, Fernando Barbosa afirmou que "em democracia ganha-se e perde-se com votos", assinalando que "há muito mais que se pode ganhar e perder em democracia".

Fernando Barbosa, até agora vice-presidente da Distrital do CDS/Porto, venceu as eleições à liderança daquela comissão política, derrotando a vice-presidente do partido, Cecília Meireles, revelaram hoje à Lusa fontes das candidaturas e da estrutura partidária.

1 de 3
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media

De acordo com fonte da Distrital, Barbosa obteve cerca de 979 votos na votação para a comissão política e Cecília Meireles 672, ao passo que a candidatura do vencedor aponta para um triunfo por cerca de 60% dos votos, num distrito que conta com cerca de 6.500 militantes.

Em comunicado enviado à Lusa, Barbosa destacou que a sua candidatura ganhou "contra tudo e contra todos", que a "partir de hoje" tem "tudo para servir todos", mas lamentou que as eleições tenham mostrado "o pior que o partido é capaz de fazer", nomeadamente "o modo de fazer política com medo".

No discurso de vitória, Fernando Barbosa afirmou que "em democracia ganha-se e perde-se com votos", assinalando que "há muito mais que se pode ganhar e perder em democracia".

"Em democracia pode ganhar-se o respeito mas perder-se a confiança. Este ato eleitoral mostrou o melhor que o partido tem e o pior que é capaz de fazer", observou.

Na sua perspectiva, "mostrou o melhor", ou seja, "as pessoas com convicções fortes e firme determinação, mostrando um partido com vontade de vencer e crescer para além dos horizontes do centralismo do passado".

"Mas estas eleições mostraram também o pior, o modo de fazer política com medo. O medo de perder não se sabe bem o quê, mas que leva a tudo fazer para vencer a qualquer custo, seja qual for o real preço a pagar", lamentou.

Para Barbosa, a vitória foi "um caminho difícil" mas fez-se "história".

"As bases escolheram um futuro diferente para o distrito do Porto. O CDS/PP é um partido de quadros, sim, mas o distrito agora confirma também que não é um partido dos quadros", frisou.

A adversária de Barbosa na corrida à presidência da distrital é vice-presidente do partido liderado por Assunção Cristas e foi, nas recentes eleições para a concelhia do CDS/Porto, mandatária de Catarina Araújo, vereadora do independente Rui Moreira (presidente da Câmara do Porto), que saiu derrotada no escrutínio por Isabel Menéres, advogada e professora universitária.

Meireles, deputada do CDS pelo distrito do Porto, anunciou a 20 de Abril a intenção de se candidatar a sucessora de Álvaro Castello-Branco, que lidera a distrital desde 1998 e cujo mandato termina a 14 de Julho.

Para Barbosa, é agora importante "dar tudo para fazer crescer o partido" no distrito do Porto e "contribuir para o fazer cada vez maior também no país".

"Ganhámos ainda mais força nas nossas convicções e ficamos mais determinados para cumprir os nossos objectivos. Os órgãos nacionais sabem, devem saber, que podem contar com o distrito", afirmou.

Para o vencedor, "um partido que saiba descentralizar e que saiba dar voz às concelhias, é um partido mais preparado para crescer e ambicionar ser cada vez maior".

"Somos gente de trabalho, de combates. Somos gente de convicções, de ações e não só de intenções", vincou.

Barbosa sustenta que, no distrito do Porto "o CDS/PP será diferente".

"Tal como afirmei na minha apresentação de candidatura, "nós temos o vento norte a indicar o caminho e um rio de ouro corre nas nossas veias", lembrou.

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, escusou-se no sábado a comentar a polémica em torno das eleições para a liderança da distrital do Porto.

O mandatário da candidatura de Fernando Barbosa, adversário de Cecília Meireles na liderança da distrital do Porto do CDS-PP, afirmou na sexta-feira que todos os militantes da Federação dos Trabalhadores Democratas-Cristãos (FTDC) estavam impedidos de votar nas eleições de hoje.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela