Secções
Entrar

FC Porto despede-se de Pinto da Costa em cortejo fúnebre

Lusa 17 de fevereiro de 2025 às 08:39

No final da missa, nas Antas, o cortejo desce a Alameda a caminho do Estádio do Dragão, rumando daí até ao cemitério Prado do Repouso, no Bonfim, onde o corpo de Pinto da Costa será cremado.

A última despedida ao antigo presidente do FC Porto Pinto da Costa, que morreu sábado aos 87 anos, parte hoje da Igreja das Antas, onde decorrerá o funeral, e passa pelo Estádio do Dragão a caminho do Prado do Repouso.

EPA/JOSE COELHO

O universo 'azul e branco', e o mundo do futebol de forma mais alargada, despedem-se hoje do antigo líder dos 'dragões' durante 42 anos, até 2024, que foi também uma figura preponderante na afirmação da cidade e da região Norte.

No final da missa, cujo início, nas Antas, está marcado para as 11:00, o cortejo desce a Alameda a caminho do Estádio do Dragão, rumando daí até ao cemitério Prado do Repouso, no Bonfim, onde o corpo de Pinto da Costa será cremado.

Desde a noite de sábado, quando foi conhecida a morte, que adeptos portistas têm deixado tributos, flores, cachecóis e outras lembranças no Estádio do Dragão, por um lado, e na Igreja das Antas, em que o corpo esteve em câmara ardente a partir de domingo, por outro.

Centenas de personalidades, do FC Porto ao mundo do desporto em geral, passando pela sociedade civil, clubes internacionais como o Real Madrid, até ao Presidente da República e o primeiro-ministro têm partilhado declarações de pesar pela perda do antigo dirigente.

A equipa principal masculina venceu em casa do Farense (1-0), no domingo, e homenageou Pinto da Costa, com a Liga, que chegou a presidir, e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a decretarem um minuto de silêncio nos jogos das suas competições.

Em pessoa, muitos prestaram um último tributo ao ex-presidente nas Antas, com a igreja cercada por milhares de pessoas, painéis de homenagem no estádio e outras formas de o lembrar.

Espera-se uma afluência acima do expectável no funeral, com fonte do Comando Metropolitano do Porto da Polícia de Segurança Pública (PSP) a explicar, à Lusa, que o condicionamento da circulação nas ruas próximas será semelhante ao que já está em marcha.

Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, clube no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial entre 1982 e 2024, morreu no sábado aos 87 anos, vítima de cancro.

Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e agravou o seu estado de saúde nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota para a presidência do clube frente a André Villas-Boas.

Empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982, seis dias depois de ter sido eleito sem oposição como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades - 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela