Secções
Entrar

Família de José Eduardo dos Santos e Angola negoceiam cerimónias fúnebres

11 de julho de 2022 às 16:22

O objetivo é criar condições para acolher os restos mortais num panteão. Família teve garantias de segurança.

A família de José Eduardo dos Santos e representantes do Estado angolano em Barcelona estão a discutir diretamente as condições do enterro e funeral do ex-chefe de Estado, disse hoje à Lusa fonte próxima do processo.

Segundo a mesma fonte, o executivo terá dado garantias de segurança quanto à trasladação do corpo e presença de todos os elementos da família, alguns deles visados em processos judiciais, e o sepultamento do corpo num cemitério de Angola, já que o objetivo é criar condições para acolher os restos mortais num panteão.

A primeira reunião teve lugar no sábado e contou com as delegações angolanas e membros da família, sendo marcada pela ausência de Tchizé dos Santos, uma das filhas mais velhas e que se mostra contrária a qualquer acordo com o governo angolano no sentido de o corpo do pai ser enviado para Luanda antes das eleições, e do filho José Filomeno dos Santos "Zenu" que se encontra em Angola, aguardando em liberdade a decisão sobre o recurso que interpôs após ter sido condenado a cinco anos de prisão.

A reunião, que durou cerca de hora e meia decorreu na casa onde vivia José Eduardo dos Santos -- o mesmo local onde deverá realizar o encontro de hoje -- e estiveram presentes a mulher, Ana Paula dos Santos e os três filhos que tem em comum com o antigo presidente, um outro filho, Joess dos Santos, participando por vídeoconferência Isabel dos Santos, a primogénita, e Jose Eduardo Paulino dos Santos "Coreon Du", irmão de Tchizé dos Santos, bem como seis sobrinhos e uma das irmãs de José Eduardo dos Santos, Marta dos Santos.

Terá sido ocasião para apresentar as propostas do executivo, que os irmãos deveriam analisar no domingo, a sós, para voltarem a reunir hoje com as delegações angolanas, que integram membros do executivo (o ministro de Estado e Chefe da Casa Militar, Francisco Furtado, o ministro das Relações Exteriores, Tete Antonio, o embaixador de Angola em Espanha e o secretário do Presidente da Republica para as Relações Internacionais e da justiça, liderados pelo Procurador Geral da Republica, Helder Pitta Grós.

Segundo a fonte contactada pela Lusa, foram dadas garantias quanto às condições de segurança para fazer a transladação dos restos mortais e o transporte de toda a família que se encontra em Espanha para Angola.

A família, por sua vez, deverá indicar o local em Angola e as condições para a realização das exéquias do antigo chefe de Estado, que tem vários membros da família em rota de colisão com o executivo, devido aos processos judiciais e alegadas perseguições de que as filhas mais velhas -- Isabel e Tchizé -- dizem ser vítimas. 

Para já "foi também discutida e descartada a hipótese de o enterro ser realizado num cemitério em Angola", tendo sido tomada a decisão de dar início à preparação de um memorial onde serão depositados os restos mortais do falecido, que será transformado num panteão nacional. 

"Enquanto isto decorre, foram dadas garantias de que o corpo sairia não para estar sepultado, mas num sarcófago num local a indicar pela família", refere a mesma fonte.

Quanto à data para o funeral, "realizar-se logo que o corpo esteja em Angola, sem haver ato de sepultamento".

Além do acordo com a família, a libertação do corpo está também dependente de uma decisão do tribunal espanhol sobre a providência cautelar interposta pelas filhas mais velhas para impedir que o corpo saia de Espanha.

A mesma fonte indicou que a autópsia já foi feita e que o relatório deverá ser entregue ao tribunal e avançou que para a reunião de hoje "tudo está a ser feito" para que também Tchizé dos Santos e "Zenu" participem, este último de modo remoto.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela