Secções
Entrar

Estudo revela que consumidor tipo de cocaína em Portugal é homem, jovem e licenciado

Lusa 18 de outubro de 2022 às 17:41

O Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência desenvolveu um inquérito 'online', de autopreenchimento, teve como população-alvo utilizadores de drogas com 18 ou mais anos em cerca de 30 países, entre os quais Portugal, e foi aplicado entre março e maio de 2021.

O consumidor tipo de cocaína em Portugal é homem, jovem, licenciado, e utiliza a droga para se divertir com outros, sendo a inalação a forma de consumo usual, revela um inquérito esta terça-feira divulgado.

El MUNDO

Promovido pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, o inquérito 'online', de autopreenchimento, teve como população-alvo utilizadores de drogas com 18 ou mais anos em cerca de 30 países, entre os quais Portugal, e foi aplicado entre março e maio de 2021.

Em Portugal, a amostra contou com 652 consumidores de cocaína pó, refere o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), que promoveu o Inquérito Online Europeu sobre Drogas em Portugal, que teve como objetivo "aprofundar o conhecimento sobre os padrões de utilização de drogas ilícitas, visando a melhor adequação das políticas públicas".

Analisando o perfil do consumidor, o estudo concluiu que 69% são homens e jovens: 42% tem idades entre os 25 e os 34 anos, 32% entre os 18 e os 24 anos, 18% entre 35 e 44 anos, 7% entre 45 e 54 anos e 1% entre 55 e 64 anos.

Concluiu também que 41% dos inquiridos são licenciados, 20% estão a frequentar o ensino superior, 26% têm o ensino secundário completo e 7% estão a frequentá-lo. Os restantes têm escolaridade inferior.

Quase metade dos inquiridos (49%) são empregados por conta de outrem a tempo inteiro (mais 4% em part-time), 10% por conta própria a tempo inteiro (mais 2% em part-time), 16% são estudantes e 6% são trabalhadores-estudantes). Os restantes não estão empregados.

Um terço vive com os pais, 21% vivem maritalmente sem filhos (mais 7% com filhos), 18% vivem sozinhos, 14% partilham casa com amigos ou colegas e os restantes enquadram outro tipo de situações.

De acordo com o inquérito "Como é o consumo de cocaína em Portugal?", 46% dos participantes têm um rendimento mensal entre 500 e 1,000 euros, 25% têm um rendimento líquido inferior a 500 euros mensais, 23% ganham entre 1.000 a 2.000 e os restantes mais de 2.000 euros.

Questionados sobre com quantas pessoas partilharam a cocaína no último consumo, 39% afirmaram com duas a três pessoas, 24% com quatro a cinco pessoas, 22% com uma pessoa, 7% partilham com seis ou mais pessoas, enquanto 8% disseram ter consumido sozinho.

Relativamente aos motivos para consumir cocaína, 74% disseram que foi para ficar com a "moca", divertir-se, 50% apontaram a socialização, 18% para reduzir o 'stress', 12% para experimentar, 10% Para melhorar o desempenho (escola, desporto, trabalho, etc.), 9% para tratar a depressão/ansiedade, 1% para reduzir a dor/inflamação e 0,9% para melhorar o sono.

Quanto à frequência do consumo em número de dias nos últimos 12 meses, mais de metade (54%) disse tê-lo feito entre 1 a 5 dias, 13% entre 6 a 10 dias, 11% consumiram mais de 51 dias e 10% entre 21 a 50 dias, sendo a quantidade, em média, 0,7 gramas por dia.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela