Secções
Entrar

Este Natal não há lugar para indultos, diz Ministério da Justiça

Renata Lima Lobo 23 de dezembro de 2025 às 19:42

Ministra da Justiça não vai propor qualquer indulto à presidência da República.

Segundo a Renascença, este Natal o presidente da República não poderá tomar qualquer decisão sobre a redução de penas a reclusos, já que o Ministério da Justiça considerou que os pedidos de indulto estão relacionados com condenações de "elevada gravidade".
Rita Alarcão Júdice fala sobre incidentes nos tribunais administrativos e fiscais MANUEL DE ALMEIDA/LUSA
Após a avaliação de 125 pedidos, o Ministério da Justiça considerou que "os crimes que estiveram na base das condenações revestem elevada gravidade". À Renascença, acrescenta que também "não se registaram alterações nas circunstâncias que determinaram a aplicação das penas de prisão atualmente em cumprimento". Uma vez que os indultos são, habitualmente, concedidos por razões humanitárias, de saúde ou pela idade avançada dos reclusos, o gabinete da Ministra da Justiça explica que "não foram identificadas razões de natureza humanitária, ou outras de especial relevo, que justificassem a concessão do indulto".
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela