Secções
Entrar

Equador: depois do sismo, um aumento de impostos

21 de abril de 2016 às 12:29

O presidente do Equador, Rafael Correa, anunciou um grande aumento de impostos para cobrir o custo financeiro, calculado 2,6 mil milhões de euros, do sismo que devastou o país

Mais de 525 pessoas morreram desde sábado quando um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter, o pior na América Latina desde o do Haiti em 2010, devastou a costa equatoriana no Pacífico, onde as equipas de socorro continuam a tentar encontrar sobreviventes.

A sua tarefa tem sido complicada devido às mais de 500 réplicas, várias das quais ultrapassaram uma magnitude de 6.

Rafael Correa indicou que o custo do sismo deve representar "dois ou três pontos do PIB (produto interno bruto)" e anunciou uma subida do IVA de 12% para 14% durante um ano.

"De acordo com o que me permite a Constituição em caso de estado de excepção, será estabelecida pela assembleia nacional uma contribuição de dois pontos adicionais sobre o IVA por um ano", declarou o presidente equatoriano na quarta-feira à noite numa mensagem televisiva.

Os trabalhadores terão ainda de pagar uma contribuição obrigatória sobre o salário, que será equivalente a um dia de trabalho para os que ganham 884 euros por mês, a dois dias para um ordenado de 1 769 euros e até cinco dias para os que ganham 4 424 euros mensais.

Aqueles cujo património ultrapassa um milhão de dólares (884 mil euros) terão de contribuir com o equivalente a 0,9% dos seus bens.

O presidente anunciou a ainda a venda de activos do Estado "para ultrapassar este momento difícil", sem precisar quais os activos os causa.

O sismo e as suas cerca de 500 réplicas representam um golpe severo na economia do Equador já afectada pela descida do preço do petróleo. O país apenas cresceu 0,1% em 2015, contra os 4% previstos pelo governo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela