Secções
Entrar

Dois ciclistas russos acusam uso de meldonium

30 de março de 2016 às 16:59

Anastasia Chulkova e Pavel Yakushevsky tiveram controlos positivos da substância

A federação russa de ciclismo revelou esta quarta-feira que dois especialistas na variante de perseguição, incluindo uma antiga campeã do mundo, acusaram meldonium em controlos antidoping.

 

Anastasia Chulkova, que venceu a corrida de pontos na pista dos Mundiais de 2012, em Melbourne, na Austrália, e Pavel Yakushevsky, antigo medalha de bronze europeu, tiveram controlos positivos nesta substância, proibida desde 1 de Janeiro último.

 

No entanto, a federação russa esclarece que ambos deixaram de tomar meldonium em Setembro de 2015, quando a Agência Mundial Antidopagem (AMA) anunciou a proibição.

 

No comunicado é referenciado que as provas foram conseguidas através de "vestígios que sobraram", mas não é especificada quando é que as amostras foram colhidas.

 

Outro ciclista, mas de estrada, Eduard Vorganov, foi suspendo em Fevereiro depois de ter acusado positivo também em meldonium.

 

A substância meldonium ficou conhecida recentemente, quando a antiga líder do ranking mundial de ténis Maria Sharapova revelou ter acusado um controlo positivo para este medicamento no decorrer do Open da Austrália.

 

Desenvolvida na década de 1970 na antiga União Soviética, a substância servia para proteger células cardíacas, sendo, sobretudo, comercializada nos países de leste, com o objectivo de melhorar a resistência.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela