Doceiros de Portugal, Espanha e França "reúnem-se" em Portalegre
A Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre vai decorrer de 31 de Março a 2 de Abril
A Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre vai juntar, este ano, cerca de 40 doceiros de Portugal, Espanha e França, anunciaram esta segunda-feira, 20, os promotores.
Com palco no Convento de São Bernardo, na cidade de Portalegre, o certame vai decorrer entre 31 de Março e 2 de Abril, por iniciativa do município com o apoio da Associação de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses (QUALIFICA).
"Durante estes dias, Portalegre vai ser a capital do pecado da gula, que cometemos em consciência e que faz parte dos prazeres da vida", disse a presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, em declarações à agência Lusa.
De acordo com a autarca, a feira, que vai na 17.ª edição e que conta também com uma mostra de licores, está "consolidada", depois de registar, nos últimos anos, "um aumento significativo de visitantes, principalmente oriundos de Espanha". "Nos últimos anos, graças à promoção junto de outros públicos, nomeadamente em Espanha, tem havido um aumento significativo de visitantes. Temos feito essa aposta, num "piscar de olhos" junto do público espanhol, e tem-se notado o acréscimo de visitantes", disse.
Além dos doces e licores, a Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre tem também para oferecer os ateliers "mãos na massa", vocacionados para os mais pequenos.
Um dos pontos altos do programa passa pela realização dos concursos "o melhor doce conventual" e "o melhor licor tradicional" presentes na feira.
Durante o certame, os visitantes vão poder observar a elaboração de doces pelos alunos e formadores da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, bem como usufruir de um salão de chá para "relaxar" enquanto saboreiam as iguarias à venda na feira.
Além de apresentar "os melhores livros" de gastronomia, o programa prevê ainda animação musical com as actuações do Grupo Nave Longa, Grupo Sons do Campo, Coro Infantil dos Assentos, Grupo de Cantares Cantalagoa, Grupo de Cantares "O Semeador" e do Teatro do Convento.
"A presença destes grupos da região é para mostrar, além dos doces e licores, tudo aquilo que temos de melhor na nossa região, o nosso património", acrescentou.
Conhecida em tempos como a "cidade dos sete conventos", devido à sua tradição religiosa, Portalegre possui um vasto número de receitas de doces conventuais, com origens remotas que estão guardadas a "sete chaves" pelas doceiras.
Na feira de doçaria conventual e tradicional podem ser saboreados vários doces, como barrigas de freira, pães de rala, toucinhos-do-céu, fidalgos, ovos-moles, castanhas de ovos, rebuçados de ovos de Portalegre, amêndoas de Portalegre, pastéis de Belém e de Tentúgal, Lampreia de Amêndoa, fartes e queijinhos do céu, entre outros.
Edições do Dia
Boas leituras!