Secções
Entrar

Covid-19: Ordem dos Médicos quer vacina da AstraZeneca alargada a maiores de 65 anos

03 de março de 2021 às 09:44

Os dados mais recentes são robustos e suficientes para que a decisão seja tomada, sustentam o bastonário e o Gabinete de Crise para a Covid-19.

A Ordem dos Médicos (OM) defendeu hoje o alargamento da vacina contra a covid-19 da AstraZenca aos maiores de 65 anos, sublinhando que os dados mais recentes são robustos e suficientes para que a decisão seja tomada.

Em comunicado, o bastonário e o Gabinete de Crise para a Covid-19 da OM consideram ainda benéfico o alargamento do intervalo entre as duas doses da vacina da Pfizer, anunciado esta semana pelo Governo.

Na segunda-feira, o Governo anunciou que o intervalo entre a toma das duas doses da vacina da Pfizer/BioNtech contra a covid-19 passava a ser de 28 dias, em vez dos anteriores 21.

Segundo o Governo, esta decisão vai permitir intensificar o ritmo de vacinação em mais 100 mil pessoas até ao fim deste mês.

Na nota hoje divulgada, a OM considera que estas alterações nas vacinas da AstraZeneca e da Pfizer podem ajudar "a que a imunização chegue aos primeiros grupos de risco de forma mais célebre, sem comprometer a segurança e a eficácia".

No início de fevereiro, a Direção-Geral da Saúde (DGS) decidiu que, até novos dados estarem disponíveis, a vacina contra a covid-19 da AstraZeneca devia ser preferencialmente utilizada para pessoas até aos 65 anos de idade.

Contudo, a norma da DGS acrescenta que "em nenhuma situação deve a vacinação de uma pessoa com 65 ou mais anos de idade ser atrasada" se só estiver disponível esta vacina.

Em comunicado, a OM salienta também como positiva a dinâmica incutida no Plano de Vacinação pela nova coordenação da 'Task Force' e diz-se disponível para colaborar com as autoridades competentes em todo o processo.

Insiste que o Plano de Vacinação deve ser apoiado na ciência e nas prioridades definidas a nível nacional e internacional, "indo ao encontro das regras emanadas pela Organização Mundial de Saúde e pela Comissão Europeia" e tendo também em conta as recomendações emanadas pela Agência Europeia do Medicamento e pela FDA (norte-americana).

Segundo a informação disponível às 08:10 de hoje no 'site' covid19estamoson.gov.pt já tinham sido vacinadas 885.109 pessoas, das quais 618.393 apenas tinham a primeira dose. As restantes 266.716 já tinham a vacinação completa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela