Secções
Entrar

Cientistas transformam o gás mais abundante no Universo... em metal

27 de janeiro de 2017 às 09:13

O material poderá tornar os carros eléctricos mais eficientes, melhorar o desempenho de equipamentos electrónicos, a produção e o armazenamento de energia e revolucionar o sistema de propulsão de naves e foguetões

Investigadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, anunciaram ter criado metal a partir de hidrogénio, o gás mais leve e abundante no Universo, foi hoje publicado nositeda instituição.

A confirmar-se, em novos estudos, a teoria de que o metal de hidrogénio actua como supercondutor a temperatura ambiente, o material poderá tornar os carros eléctricos mais eficientes, melhorar o desempenho de equipamentos electrónicos, a produção e o armazenamento de energia e revolucionar o sistema de propulsão de naves e foguetões, segundo os cientistas.



Um dos autores da investigação, Isaac Silvera, citado no portal da universidade, considera, por isso, fundamental perceber, no futuro, se o metal de hidrogénio é estável a pressões e temperaturas normais.

Uma das teorias é que o hidrogénio metálico é metastável, isto é, o hidrogénio continua metal mesmo quando lhe é retirada a pressão, assinalou.

O cientista lembrou, a este propósito, que os diamantes se formam a partir da grafite debaixo de "intenso calor e pressão", mas continuam a ser diamantes quando "a pressão e o calor são eliminados".

Na experiência, cujos resultados são publicados hoje na revista científicaScience, o grupo de investigadores de Harvard comprimiu uma minúscula amostra de hidrogénio a 495 gigapascal, uma pressão superior à do centro da Terra.

A esta pressão, esclarece Isaac Silvera, moléculas de hidrogénio sólido partem-se e separam-se, transformando-se em hidrogénio atómico, que é metal.

De momento, o minúsculo pedaço de metal obtido apenas pode ser visto através de dois diamantes sintéticos que foram usados para "esmagar" hidrogénio líquido a uma temperatura muito abaixo do congelamento.

"Trata-se da primeira amostra de hidrogénio metálico na Terra. Quando a vemos, estamos a ver algo que não existia antes", sublinhou o cientista, acrescentando que o material, que foi teorizado há cerca de cem anos, "é o Santo Graal da física de alta-pressão".

Exemplificando como o hidrogénio metálico pode revolucionar o sistema de propulsão de foguetões e naves, Isaac Silvera disse que é necessária muita energia para produzir metal de hidrogénio e que muita energia é libertada na sua conversão para o estado de hidrogénio molecular (gás).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela