Secções
Entrar

China matou homem errado em 1994. Pais querem indemnização

15 de dezembro de 2016 às 09:07

Nie Shubin foi condenado aos 21 anos pela violação e morte de uma mulher em Shijiazhuang. Mas tudo mudou em 2005

Os pais de um chinês executado em 1995 por um crime que não cometeu, e declarado inocente este mês pela justiça, reclamam indemnizações de 13 milhões de yuan (1,9 milhões de euros), informou hoje a imprensa oficial.

Nie Shubin foi condenado aos 21 anos pela violação e morte de uma mulher em Shijiazhuang, capital da província de Hebei, em 1994.

De acordo com o jornalGlobal Times, os pais de Nie reclamam compensações separadas pela morte do filho, a privação de liberdade a que foi submetido e os danos psicológicos e custos legais que tiveram que suportar.

Os pais reclamam sobretudo pelos danos psicológicos que sofreram, durante mais de duas décadas, em que "foram alvo de burlas e vistos como os progenitores de um assassino e um violador", cita o jornal.

A família quer também que os tribunais de Hebei, que confina com Pequim, peçam desculpas publicamente, por terem danificado a reputação de Nie e dos seus pais.

Nie confessou o crime três dias após ter sido detido e sujeito a tortura e agressões, segundo admitiu agora o Tribunal Supremo Popular da China.

O caso foi reaberto em 2005, quando outra pessoa confessou ter cometido o crime pelo qual Nie foi condenado.

Organizações de defesa dos Direitos Humanos denunciam que a polícia chinesa continua a recorrer à tortura, como forma de obter confissões, num país onde a taxa de condenações dos tribunais é de 99,92%.

Em 2014, um tribunal chinês anunciou uma indemnização de dois milhões de yuan (265 mil euros) aos pais de um adolescente executado por erro da justiça pelos crimes de homicídio e violação 18 anos antes.

Na imagem acima, estão o pai e a irmã mais velha de Nie, a chorar depois de saberem que ele tinha sido inocentado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela