Secções
Entrar

CGD conclui venda de 19% da Águas de Portugal à Parpública por 375,5 milhões

Lusa 26 de dezembro de 2025 às 18:00

O valor resulta de "duas avaliações realizadas por entidades independentes".

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) concluiu a venda à Parpública da posição de 19% que detinha na empresa pública Águas de Portugal (AdP) por 375,5 milhões de euros, confirmou esta sexta-feira o grupo bancário num comunicado à CMVM.
CGD, Caixa DR
"Na sequência da obtenção de visto prévio por parte do Tribunal de Contas, ficaram concluídos os procedimentos de venda à Parpública, Participações Públicas, SGPS, S.A. (PARPÚBLICA) de 16.511.000 (dezasseis milhões e quinhentas e onze mil) ações, representativas de 19% do capital social e dos respetivos direitos de voto da sociedade AdP - Águas de Portugal, SGPS, S.A. (AdP)", informa a CGD. No comunicado enviado ao regulador do mercado de capitais, o banco público especifica que as ações foram vendidas à empresa que gere as participações do Estado por 375,5 milhões de euros (375.509.350 euros). Com a alienação, a Caixa obteve uma mais-valia de cerca de 188 milhões de euros. "Esta transação gerou mais-valias na ordem dos 188 milhões de euros e teve um impacto positivo de 28 pontos base no rácio de solvabilidade, resultante da conjugação da mais-valia gerada e da diminuição dos ativos ponderados pelo risco", indica a empresa no mesmo comunicado. A CGD refere que o valor da venda, por 375,5 milhões, foi "determinado pelo resultado da média aritmética de duas avaliações realizadas por entidades independentes", uma selecionada pela Caixa Geral de Depósitos e outra pela Parpública, as duas intervenientes no negócio. O grupo bancário liderado por Paulo Macedo assegura que a operação foi concretizada depois de se verificarem "todos os requisitos considerados necessários, designadamente ao nível de procedimentos societários e de "autorizações de entidades externas". A CGD decidiu vender a posição na Águas de Portugal pelo facto de a atividade da empresa não pertencer ao setor bancário. "Esta participação na AdP integrava as contas consolidadas da Caixa desde dezembro de 2008, tendo a sua alienação permitido concluir o desinvestimento de um ativo classificado como não 'core', pelo facto de o Grupo AdP desenvolver uma atividade não relacionada com o negócio bancário e financeiro", justifica a CGD. Em 2024, o grupo Águas de Portugal registou um lucro líquido consolidado de 102,7 milhões de euros, em linha com o do ano anterior. O volume de negócios consolidado ascendeu a 830,2 milhões de euros, "refletindo um crescimento de 5% face a 2023, impulsionado nomeadamente pelo aumento das atividades de saneamento", referia a empresa na síntese dos resultados divulgados em 21 de maio. A Águas de Portugal deverá ser alvo de uma auditoria da Inspeção Geral de Finanças (IGF) no próximo ano, na sequência de um pedido realizado pelo partido Chega. Anualmente, o parlamento pode solicitar ao Governo duas auditorias - que as solicita à IGF, enquanto serviço de controlo estratégico da administração financeira do Estado - e na reunião da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP) de 19 dezembro foi aprovado um pedido de auditoria à gestão financeira, operacional e de recursos humanos às empresas do grupo Águas de Portugal de 2021 a 2024.
Artigos Relacionados
C
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela